HSSM avalia limitar atendimento da emergência para ocupá-la com leitos COVID-19

Olá Jornal
fevereiro19/ 2021

A direção do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) avalia limitar o atendimento à emergência para ocupá-la com novos leitos destinados a pacientes com COVID-19. A medida deve ser implementada ainda durante o fim de semana caso haja necessidade de internar mais pacientes com a doença.

A ação em caráter emergencial visa ampliar o número de atendimentos de casos do novo Coronavírus, cuja capacidade já foi ultrapassada. No total, já são 19 leitos clínicos destinados a esses pacientes, ou seja, seis a mais da capacidade que é de 13.

Para dar conta da demanda, um novo setor COVID foi aberto na Ala Azul onde foram destinados quatro pacientes em internação particular ou convênio. Além disso, um leito de um outro setor foi disponibilizado. Outros dois já haviam sido alocados no setor COVID atual.

De acordo com o presidente da casa de saúde, Luciano Spies, a direção está em plantão durante o fim de semana para tomar as medidas necessárias. “Estamos trabalhando nisso e é bem provável que aconteça. Não podemos fechar o plantão, mas podemos limitá-lo a atender somente casos de urgência e emergência. Lotamos nossos leitos normais e provavelmente terão que virar COVID”, avalia.

No entanto, a capacidade do Pronto Atendimento também é limitada pois já abriga dois leitos de UTI COVID. Por isso, há possibilidade de transferência de pacientes clínicos para outros municípios.

Olá Jornal