Hospital São Sebastião Mártir tem quatro profissionais afastados por Covid-19 atualmente

Olá Jornal
março24/ 2021

O Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) possui quatro profissionais afastados por Covid-19 no momento. Desde o dia nove de março, as casas de saúde do Rio Grande do Sul precisam comunicar o número de profissionais afastados por suspeita ou confirmação da doença. Desde o início da pandemia 123 colaboradores da casa de saúde se afastaram, por algum período, por conta da doença.

Os dados serão utilizados pela Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador (DVST) do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) para verificação e planejamento de ações de prevenção e controle da disseminação do novo Coronavírus (Covid-19) nas dependências das instituições hospitalares.

De acordo com a gerente de qualidade do HSSM, Susan Artus Dettenborn, o número está dentro do esperado, visto a convivência com a doença. A instituição tem, insistentemente, realizado capacitações quanto ao uso adequado dos EPIs para a real proteção além de organizar o HSSM como Hospital Seguro. “Disseminando as ações de uso de máscara, de lavagem das mãos e distanciamento adequado no ambiente hospitalar (adesivamento em paredes, placas destaques…), isso válido para funcionários, visitantes, familiares e fornecedores”.

A secretaria estadual da saúde orienta os hospitais para que façam o preenchimento semanal de um formulário eletrônico disponibilizado pelo Cevs. “A partir do controle e monitoramento dos casos, será possível planejar as ações de prevenção do Coronavírus nos serviços de saúde de forma mais qualificada”, afirma a diretora do Cevs, Cynthia Molina-Bastos.

Para envio dos dados, o notificador deve informar inicialmente o número do Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES) do hospital e depois quantos são os profissionais técnicos, auxiliares em enfermagem, enfermeiros(as), médicos, profissionais da higienização, profissionais de outras ocupações e, por fim, o número total de trabalhadores próprios e terceirizados do hospital. Também é preciso que seja notificado o número de casos suspeitos e confirmados de Covid-19 que estiveram afastados na semana epidemiológica anterior.

Olá Jornal