Hospital em alerta com ocupação de leitos de UTI

Olá Jornal
novembro27/ 2020

A ocupação de leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Sebastião Mártir coloca a equipe em alerta. Até o fim da tarde desta sexta-feira, 27, 15 leitos estavam ocupados sendo 11 com casos do novo Coronavírus (Covid-19), cinco positivos de Venâncio Aires. No total, a casa de saúde dispõe de 18 leitos de UTI.

De acordo com o presidente da instituição, Luciano Spies, a situação inspira cuidados. “Estamos em alerta devido ao aumento na ocupação nos últimos dias”, afirma.

Spies lembra que esta ocupação havia sido atingida no início de agosto, momento de maior intensidade da pandemia até agora. Ele afirma que a situação é delicada e se agravará caso haja um pico no número de casos e que precisem de atendimento em UTI. “O que podemos fazer é evitar que a curva aumente, que as pessoas tomem os cuidados necessários”, recomenda.

Já o Setor de Isolamento Covid-19 do Hospital tem 13 pacientes internados, destes cinco estão confirmados com a doença, sendo três de Venâncio.
Um venâncio-airense também segue em recuperação no Hospital Conceição, em Porto Alegre.

Venâncio encerra a semana com 28 novos casos de Coronavírus registrados nesta sexta-feira, 27. Com isso, chega a 2.229 venâncio-airenses que já positivaram para a doença desde o início da pandemia. Somente nesta semana, foram computados 89 casos positivos no município. Do total de positivados, 2.177 já são considerados recuperados. Neste momento 16 pessoas positivadas se recuperam em isolamento domiciliar.

ALERTA NO ESTADO

O estado é de alerta também nas demais regiões do Rio Grande do Sul. A Secretaria da Saúde (SES) e o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS) publicaram nesta sexta-feira, 27, um alerta à rede hospitalar gaúcha relativo ao aumento da demanda de atendimento de pacientes com Covid-19 nas próximas semanas.

Com o intuito de evitar sobrecarga do serviço público de saúde, o documento orienta que os hospitais adotem medidas de interesse público, como a reativação de estruturas e equipes de profissionais da saúde assim como estavam estruturadas no primeiro pico da pandemia. O texto visa garantir atendimento de pacientes em situações graves e de urgência, seja por Covid-19 ou não, especialmente nas áreas de oncologia e cirúrgicas em geral.

“Para os pacientes com Covid-19 recomenda-se uma área isolada, como vem sendo realizado, mas caso não exista a possibilidade de isolamento, deve-se igualmente internar o paciente, isolando-o como possível”, explica o diretor do Departamento de Regulação Estadual, Eduardo Elsade.

A nota recomenda que seja avaliada a suspensão, se necessária, das cirurgias eletivas que não comprometam a saúde do paciente e também recomenda que não ocorra redução da força de trabalho no período de final de ano e verão. As instituições hospitalares devem continuar atualizando diariamente a ocupação de pacientes e disponibilidade de leitos no sistema de informações da SES.

Olá Jornal