Hospital Ana Nery inicia construção de novo bloco cirúrgico

Olá Jornal
outubro22/ 2021

O Hospital Ana Nery está iniciando a construção de um novo bloco cirúrgico. A obra contará com R$ 1,3 milhão repassados pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul. Na tarde desta sexta-feira, 22, a prefeita Helena Hermany e a secretária de Saúde Daniela Dumke visitaram a instituição, acompanhadas pelo vereador Henrique Hermany.

De acordo com o diretor executivo do hospital, Gilberto Antônio Gobbi, o hospital possui uma demanda reprimida. Atualmente, o Ana Nery realiza cerca de 750 cirurgias por mês. Com a obra, essa capacidade poderá ser duplicada, passando de seis salas de cirurgia para 11, além da ampliação para 25 leitos de recuperação. “O recebimento destes recursos é muito importante. A ampliação trará grande benefício para a população de Santa Cruz do Sul e região”, declarou. Gobbi estima o valor total da obra em torno de R$ 4,5 milhões e afirma que a instituição segue mobilizada em busca de mais recursos.

Prefeita Helena Hermany e a secretária de Saúde Daniela Dumke visitaram a instituição, acompanhadas pelo vereador Henrique Hermany

Responsável técnica da obra, a arquiteta Graziela Assmann explica que a proposta prevê a reforma completa do centro cirúrgico existente, no 2º pavimento do hospital; e a ocupação da atual Central de Material Esterilizado (CME) pelo centro cirúrgico. Além da reforma, será construído um novo prédio de dois pavimentos, contíguo ao atual. No pavimento térreo do novo prédio ficará localizada a nova CME, logo abaixo da expansão do centro cirúrgico, no segundo pavimento, e em conexão com o atual. Serão 1.020m² de construção e 976m² de área reformada. A expectativa é de que o trabalho esteja concluído em um ano.

Para Daniela Dumke, é positivo quando o poder público pode firmar parcerias como esta. “A saúde pública e a estrutura hospitalar precisam estar em sintonia para que o atendimento à população funcione”, avaliou. “A iniciativa vai ajudar na qualificação do serviço prestado em saúde, uma das bandeiras de nossa gestão”, afirmou. De acordo com a secretária de Saúde, a documentação para a concretização dos repasses já foi assinada, restando agora apenas o cumprimento dos trâmites burocráticos.

A prefeita Helena Hermany celebra mais um importante investimento da atual gestão na área da saúde do Município. “Iniciamos no primeiro dia do governo com o atendimento 24h no Hospitalzinho, e desde então já foram diversas iniciativas. O trabalho e a parceria com os nossos hospitais são fundamentais para que Santa Cruz continue sendo reconhecida como uma cidade com a melhor Saúde do Estado”.

Também presente ao encontro, o presidente do Ana Nery, Carlos Alberto Brand, não escondeu a alegria com o início do projeto. “É um sonho muito antigo que começa a se realizar”, comemorou.

CRÉDITO: AI Prefeitura de SCS

Olá Jornal