“Horta Sustentável” representa Venâncio na Etapa Regional do Verde é Vida

Guilherme Siebeneichler
setembro14/ 2017

A educação é fundamental para a transformação de uma nação, com isso, o Município de Venâncio Aires vem priorizando e valorizando o assunto, buscando novas formas de incentivar ideias que mudem o espaço em que vivemos.

A Capital Nacional do Chimarrão teve um projeto selecionado para a etapa Regional do Projeto Verde é Vida organizado pela Afubra. Em julho o município sediou a 1ª fase da etapa regional da 9ª Mostra Científica Sul-Brasileira Verde, e dentre vários de outros municípios, a “Horta Sustentável” do 6º Ano, da Escola Dom Pedro II foi classificado para a segunda fase representando Venâncio Aires.

Nesta quinta-feira, 14, os alunos irão até o Município de Sério apresentar o projeto. A Coordenadoria de Comunicação Social, Marketing e Eventos sabendo desse projeto foi até Linha Hansel conhecer o trabalho que mobilizou toda comunidade, e teve ajuda de diversos funcionários que de forma voluntária auxiliaram para o sucesso do projeto.

Uma WebSérie foi criada, com o intuito de ajudar na divulgação, e passar as dicas para toda população. A turma fez uma horta, uma composteira, e após o plantio das hortaliças, teve a visita indesejada de pragas, com isso, pesquisaram e elaboraram caldos repelentes sustentáveis de combate aos bichinhos. Além disso, criaram um sal temperado que foi feito com temperos da horta juntamente com a ajuda dos pais. Os vídeos estão disponibilizados na Fanpage da Prefeitura e no canal do Youtube.

O projeto “Horta Sustentável” tem grande importância, pois envolveu não só a comunidade escolar, mas sim famílias que passaram a ter horta e composteira em suas casas, os filhos foram levando os ensinamentos para os pais.

O município é parceiro do Verde é Vida, desde seu início. O projeto teve suas primeiras campanhas de educação ambiental desde 1986 e há sete anos implantou um novo formato, onde o vencedor da etapa Regional representa a Região na Expoagro Afubra.

Dos projetos que participarão da etapa em Sério, amanhã, um deles será selecionado para a Expoagro Afubra 2018, onde estarão expostos trabalhos do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná.

Confira quem participa:

– Horta sustentável (Emef Dom Pedro II – Venâncio Aires)

– Missão reduzir (Emef Adélia Corbellini – Sério)

– Um tesouro no quintal (Emef Adélia Corbellini – Sério)

– A arte da alimentação saudável (Emef Marino da Silva Gravina – Boqueirão do Leão)

– As plantas não convencionais como alternativas na alimentação (EEEF Adolfo Manica – Boqueirão do Leão)

Guilherme Siebeneichler