Horas extras liberadas para profissionais da saúde na rede pública de Venâncio Aires

Olá Jornal
abril04/ 2020

Desde o início do ano um decreto municipal estipula medidas para controlar as despesas na Administração Municipal, frente a projeção de déficit no orçamento. Mas para as ações de enfrentamento do novo Coronavírus, o Covid-19, as medidas de controle financeira neste momento não são prioridade. O principal ponto de controle de gastos envolve horas extras e diárias em todas repartições públicas. De acordo com o prefeito Giovane Wickert (PSB), para os profissionais da saúde, os orçamentos não estão contingenciados.

Para o gestor, a medida é fundamental nas linhas de frente ao combate a nova doença. “Temos profissionais atuando nos postos de saúde, no centro de doenças respiratórias, montado no pavilhão e no teleatendimento. O momento é fundamental para evitar casos no município e não gerar colapso na rede pública. Por isso, para os profissionais da saúde, as horas extras estão liberadas,” explica.

Atualmente a equipe da Secretaria Municipal de Saúde engloba quase 100 profissionais que atuam em unidades básicas de saúde e nas especialidades médicas. São 28 enfermeiros, 28 técnicos em enfermagem, 8 médicos comunitários, 3 médicos de atenção básica, 9 clínicos gerais e cirurgião, 21 médicos especialistas, 1 médico autorizador e 1 médico auditor.

PROFISSIONALISMO
O prefeito destaca ainda que os encaminhamentos e posições adotadas pelo Município estão levando em consideração indicações dos profissionais da saúde e cientistas da área.

“Este é o momento de ouvir a ciência e os profissionais. Não vamos tomar decisões sem ouvir todos os lados, por isso é fundamental discutir e fazer os encaminhamentos necessários,” ressalta.

APOIO
O gestor também destaca que a comunidade e empresários de Venâncio Aires são solidário a situação atual e garantiram apoio. Ele destaca a criação do Centro de Diagnóstico de Sintomas Respiratórios, instalado no pavilhão de eventos São Sebastião Mártir. “Este espaço foi criado com apoio de muitos. Leitos cedidos pelo hospital, camas emprestadas pelo Exército, divisórias montadas por empresa parceira e ventilação pela Evaporsul. Praticamente estamos prontos para criar naquele espaço um hospital de campanha, se necessário,” lembra.

Olá Jornal