Histórias e vivências serão resgatadas durante Oktoberfest Digital nas Redes Sociais

Olá Jornal
outubro05/ 2020

Da percepção de que a Oktoberfest Santa Cruz é um evento feito por pessoas e para todos é que surgiu o projeto Oktoberfest Digital nas Redes Sociais, elaborado pelo Clube de Mídia, agência contratada pela Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp). O projeto foi apresentado durante coletiva de imprensa que aconteceu na tarde desta segunda-feira, 05, no auditório da Assemp. O intuito é que a iniciativa aconteça de 7 a 31 de outubro, com inserções de conteúdos diários nas redes sociais – Facebook e Instagram – da maior festa alemã do Rio Grande do Sul.

A 36ª Oktoberfest ocorreria de 7 a 18 de outubro deste ano, mas foi cancelada em virtude da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A Oktoberfest Digital é uma proposta para não deixar que a festa não aconteça em 2020, visto que todos os anos cerca de 400 mil pessoas visitam Santa Cruz do Sul durante o evento, com o objetivo de vivenciar um pouco da cultura e das tradições herdadas dos colonizadores alemães. Durante a coletiva, o fundador e CEO do Clube de Mídia, Jonathan Jandrey Borges, destacou que objetivo do projeto é movimentar as redes sociais “Queremos proporcionar uma ótima experiência através de outras oportunidades dentro do ambiente virtual, para além das tradicionais lives“, frisou.

Com o pensamento voltado de que as pessoas se envolvem com grandes e boas histórias, o projeto Oktoberfest Digital nas Redes Sociais será a oportunidade para que o público conte histórias e experiências vividas na Oktoberfest Santa Cruz, sendo elas as protagonistas. “Em um momento de pandemia global como este que enfrentamos, acreditamos que precisamos ainda mais nos posicionar e contribuir com o legado que nos trouxe até aqui. Vamos contar histórias sobre toda a tradição da Oktoberfest, com a participação das pessoas”, destacou Borges.

Para que o projeto se desenvolva haverá diversas ações especiais com depoimentos, visto que a Oktoberfest existe na memória das pessoas e são as experiências marcantes vividas pelo público que movem o evento a cada ano e por meio das emoções, sentimentos e lembranças é que se define a essência da festa. “Poderão participar todos que já ajudaram, criaram, desfilaram, montaram, visitaram ou de alguma forma contribuíram para que alguma das 35 edições acontecessem”, enfatizou o presidente em exercício da Assemp, Eduardo Kroth.

A participação acontecerá pelas redes sociais Facebook e Instagram da festa utilizando a hashtag: #oktoberfestsantacruz. A proposta é de interação para gerar conteúdo sobre a Oktoberfest, com o envio de vídeos, fotos e todos os materiais possíveis para compartilhamento, bem como compartilhamentos diretos usando a hashtag #oktoberfestsantacruz. Algumas ferramentas digitais serão utilizadas, como uma landing page, no endereço eletrônico www.minhaoktober.com.br, onde serão compartilhadas e disponibilizadas as histórias de quem é fã da Oktoberfest Santa Cruz.

Oktoberfest Solidária

Outra proposta do projeto diz respeito à solidariedade e aos Desfiles Temáticos da Oktoberfest Santa Cruz, um dos elementos mais marcantes da festa, que acontecem aos domingos durante a programação. A Oktoberfest Solidária vai ajudar as pessoas que passam por momento de dificuldade, principalmente durante a crise causada pela pandemia. No período da Oktoberfest Digital, os desfiles serão adaptados ao cenário atual, com a realização de Caravanas do Bem aos domingos, que vão percorrer as principais ruas e avenidas de cada bairro, convidando as pessoas a doarem alimentos, roupas e brinquedos.

Tramitação

O Projeto Cultural Oktoberfest – Edição Digital 2020 propõe a realização de apresentações de bandinhas típicas alemãs e danças folclóricas, com transmissão via internet, em formato de lives. O projeto segue em tramitação junto ao Pró-Cultura RS. Inicialmente, ele foi habilitado (com algumas glosas) na análise técnica e encaminhado para avaliação do Conselho Estadual de Cultura (CEC) que emitirá o parecer sobre o mérito cultural e grau de prioridade.

Olá Jornal