Hidromel ganha espaço entre os produtores de bebidas artesanais

Olá Jornal
junho05/ 2019

A produção de hidromel, destilado feito a base de mel, água e especiarias, tem conquistado paladares. A bebida artesanal tem garantido apreciadores desde os tempos medievais e agora vive novas aberturas de mercado com aparição em séries e filmes. Entretanto, desde 2012, grupos de cervejeiros artesanais buscam informações e medidas para aprimorar a produção da bebida. Neste sábado, este tipo de produção teve um seminário específico. O encontro reuniu produtores e interessados de diversas regiões do estado.

Um dos participantes foi Luis Felipe de Moraes, que é autor do livro “O Guia do Hidromel Artesanal”. Este é o primeiro livro em língua portuguesa sobre o assunto, possui 236 páginas e garante subsídio para os interessados em produzir a bebida. “Em 2012 criamos um blog para falar sobre hidromel, após iniciar uma pequena produção. Hoje reunimos mais de 300 artigos sobre o assunto e garantimos apoio aos interessados em produzir hidromel. Este é um produto que está caindo no gosto do consumidor e tem um amplo mercado,” ressalta Moraes.

PRODUÇÃO
Na oportunidade também os participantes discutiram desafios e métodos comuns para a produção, bem como melhores ingredientes para resultados diferenciados. Na oportunidade também foi apresentado o case da cervejaria Hbier, que produziu alguns lotes de hidromel para comercialização. O venâncio-airense, Gustavo Eidt, participou do processo de produção, como consultor. “Geramos um produto comercial que deve aumentar a produção e fomentar outros mercados. Outras linhas também devem ser lançadas, além do tradicional. Sabemos dos desafios para divulgar este produto, mas os consumidores têm procurado no Pub da marca em Santa Cruz do Sul,” destaca.

O evento fez parte da agenda da Cervale, que reúne apreciadores e produtores artesanais de cervejas em Venâncio Aires. Um encontro por ano possui foco total na produção de hidromel. Ao longo do ano novos seminários irão ocorrem para debater outras produções.

Olá Jornal