Heitor Petry assume a vice-presidência do Fórum dos Coredes RS

Guilherme Siebeneichler
outubro20/ 2017

O Fórum dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul elegeu, na manhã de hoje, dia 19, a Diretoria Executiva que ficará a frente da entidade pelos próximos dois anos. A presidente do Corede Produção, professora Munira Medeiros Awad e o presidente do Corede Vale do Rio Pardo, Heitor Álvaro Petry, assumem como presidente e vice, respectivamente, a partir de hoje.  A eleição se deu em Assembleia Mensal do Fórum dos Coredes, em Porto Alegre. Integram a equipe diretiva: Cintia Agostini, presidente do Codevat, como 1ª secretária; Leonardo Alvim Beroldt da Silva, presidente do Corede Hortências, como 2º secretário; Hugo Reginaldo Marques Chimenes, vice-presidente do Corede Fronteira Noroeste, como tesoureiro e Heitor Soares Leal Neto, presidente do Corede Vale do Jaguari, como 2º tesoureiro.

O Conselho Fiscal é composto pelos seguintes membros: Roberto Luis Visoto, do Corede Alto Jacuí, Nelson Rogério Dapper, do Corede Alto da Serra do Botucaraí e Carlos Eugênio Azevedo dos Santos, do Corede Celeiro, todos titulares. E a suplência do Conselho Fiscal tem a seguinte representação: Vanice Helena Andrade de Matos, do Corede Fronteira Noroeste, Idioney Oliveira Vieira, do Corede Alto da Serra do Botucaraí e Álvaro Werlang, do Corede Centro Sul.

Já o Conselho Consultivo apresenta cinco membros titulares: Rogério Leandro Lima da Silveira, representando o COMUNG, Roselani Maria Sodré da Silva, como ex-presidente do Fórum dos Coredes RS, Maria Ana Valmorbida, representante da UVERGS, Carlos Joel da Silva, presidente da FETAG/RS, Adroaldo José Cavasola, representante da FAMURS e suplente Nestor Bonfanti, representante da FETAG/RS.

A presidente eleita apresentou um plano de ação contendo temas operacionais e temas estratégicos, aberto para apreciação e contribuições da plenária. Um dos objetivos da Diretoria eleita é estabelecer um espaço permanente de diálogo entre si e para com as entidades, visando à construção do coletivo. Entre as metas propostas no plano operacional estão:

– Atualizar o Estatuto do Fórum dos Coredes;

– Elaborar o Regimento Interno do Fórum, nos quais são destacadas as questões de operacionalização das reuniões e as dinâmicas de representação;

– Viabilizar a contratação de um Secretário Executivo para o Fórum dos COREDES;

– Efetivar a implementação do site do Fórum;

– Qualificação o processo de participação dos COREDES no Fórum e promover a troca de experiências entre COREDES;

– Analisar, revisar e consolidar representações dos COREDES nas demais instâncias estaduais;

– Construir coletivamente os formatos das reuniões mensais e dos eventos do Fórum dos COREDES;

– Negociar os passivos da Consulta Popular;

– Contribuir para solucionar os problemas de inadimplência e/ou gestão dos COREDES em dificuldades.

E as metas do plano estratégico são:

– Amadurecer novo ciclo da Consulta Popular, baseada nos Planos Estratégicos de Desenvolvimento;

– Implementar os Planos Estratégicos de Desenvolvimento do Estado do RS;

– Articular a participação dos COREDES em temas de interesse estadual e federal;

– Elaborar o PRÓ–RS VI;

– Promover diálogos com os Candidatos ao Governo do Estado, deputados estaduais e candidatos a nível federal;

– Retomar o debate dos temas referente a Regionalização das Instancias de Governança;

– Promover a qualificação e a participação mais efetiva dos COMUDES. Retomar os encontros dos COMUDES ou encontrar dinâmicas de participação e integração dos COMUDES;

– Aprofundar os debates sobre a organização do estado brasileiro, no que se refere ao Pacto Federativo, observando a Constituição Federal de 1988, e a exigência da Clausula pétrea a formação federativa de estado (art.60, § 4º,I);

– Retomar o debate para a consolidação de um Conselho Estadual de Desenvolvimento;

-Promover uma discussão com o governo sobre o orçamento do estado seguindo o disposto na Constituição Estadual em seu Art 149 § 8º “Os orçamentos anuais e a lei de diretrizes orçamentárias, compatibilizados com o plano plurianual, deverão ser regionalizados e terão, entre suas finalidades, a de reduzir desigualdades sociais e regionais”.

Guilherme Siebeneichler