Guarda Municipal e Secretaria de Segurança ganham forma

Olá Jornal
junho26/ 2019

Até o fim do ano Venâncio Aires deve contar com a Secretaria Municipal de Segurança Pública. O órgão comandará a Guarda Municipal. Esta nova estrutura pública está em planejamento desde o ano passado e atualmente conta com um Gabinete de Transição para avaliar e estruturar a nova pasta. Nesta quarta-feira, 26, a Prefeitura assina no Governo do Estado um financiamento autorizado pelo Badesul no valor de R$ 953.960,00 que será aplicado na compra de equipamentos, treinamento e estruturação do órgão de segurança municipal.

Além da secretaria municipal, a prefeitura prepara a criação de uma guarda para auxiliar na proteção de espaços públicos e no controle de trânsito. Estes servidores serão contratados por meio de concurso simplificado (temporário), porém, o número total de contratos ainda depende de avaliação do impacto orçamentário. “Temos um ideal, mas vamos precisar adaptar a nossa realidade financeira. É o momento de colocar em prática, após este período de preparação da nova secretaria,” argumenta o prefeito Giovane Wickert (PSB).

O número total de servidores para o setor, projetado inicialmente são de 20 homens. Porém, a equipe deverá ser menor, em função da situação financeira do Governo Municipal. Se aliam aos trabalhos a equipe que atualmente atua no Departamento Municipal de Trânsito.

ESTRUTURAÇÃO
O recurso que será assinado nesta quarta garantirá a compra de equipamentos, armas, veículos e também para o custeio de cursos preparatórios aos servidores que atuarão na Guarda Municipal. “Este é um novo passo para Venâncio Aires. Vamos buscar ampliar a segurança nas áreas verdes, praças e parques da nossa cidade. Aliado a isso, a Prefeitura também ampliará a estrutura de videomonitoramento, que auxiliará as atividades da secretaria,” destaca Wickert.

A nova secretaria municipal já consta na estrutura administrativa de Venâncio Aires. Em dezembro do ano passado uma primeira etapa da estruturação do Executivo Municipal foi aprovada na Câmara de Vereadores.

Olá Jornal