Guarda Municipal e Secretaria de Segurança ganham forma

Olá Jornal
junho26/ 2019

Até o fim do ano Venâncio Aires deve contar com a Secretaria Municipal de Segurança Pública. O órgão comandará a Guarda Municipal. Esta nova estrutura pública está em planejamento desde o ano passado e atualmente conta com um Gabinete de Transição para avaliar e estruturar a nova pasta. Nesta quarta-feira, 26, a Prefeitura assina no Governo do Estado um financiamento autorizado pelo Badesul no valor de R$ 953.960,00 que será aplicado na compra de equipamentos, treinamento e estruturação do órgão de segurança municipal.

Além da secretaria municipal, a prefeitura prepara a criação de uma guarda para auxiliar na proteção de espaços públicos e no controle de trânsito. Estes servidores serão contratados por meio de concurso simplificado (temporário), porém, o número total de contratos ainda depende de avaliação do impacto orçamentário. “Temos um ideal, mas vamos precisar adaptar a nossa realidade financeira. É o momento de colocar em prática, após este período de preparação da nova secretaria,” argumenta o prefeito Giovane Wickert (PSB).

O número total de servidores para o setor, projetado inicialmente são de 20 homens. Porém, a equipe deverá ser menor, em função da situação financeira do Governo Municipal. Se aliam aos trabalhos a equipe que atualmente atua no Departamento Municipal de Trânsito.

ESTRUTURAÇÃO
O recurso que será assinado nesta quarta garantirá a compra de equipamentos, armas, veículos e também para o custeio de cursos preparatórios aos servidores que atuarão na Guarda Municipal. “Este é um novo passo para Venâncio Aires. Vamos buscar ampliar a segurança nas áreas verdes, praças e parques da nossa cidade. Aliado a isso, a Prefeitura também ampliará a estrutura de videomonitoramento, que auxiliará as atividades da secretaria,” destaca Wickert.

A nova secretaria municipal já consta na estrutura administrativa de Venâncio Aires. Em dezembro do ano passado uma primeira etapa da estruturação do Executivo Municipal foi aprovada na Câmara de Vereadores.