Guarani recebe o Caxias para sair em vantagem na final do basquete

Janine Niedermeyer
dezembro03/ 2016

A decisão do estadual de basquete gaúcho inicia por Venâncio Aires neste domingo, 4. Guarani/ALM e Banrisul Caxias do Sul Basquete fazem o primeiro jogo da final. Enquanto o rubro-negro tenta a conquista inédita na modalidade, o time da Serra Gaúcha é detentor de quatro torneios (2009, 2010, 2014 e 2015).

O time da Capital do Chimarrão chega invicto na briga pelo título e o Caxias soma sete vitórias e duas derrotas, justamente para o Índio de Venâncio, na fase classificatória. Para lotar a Coopeva, o atual presidente executivo do rubro-negro, Luiz Paulo Assmann Jr. afirmou que manterá a entrada gratuita do público para o confronto. “Não vamos cobrar, quero ginásio lotado na decisão”.

O segundo jogo, que pode garantir a taça para uma das duas equipes, ficou agendado para a terça-feira, 6, a partir das 20h, no ginásio Vasco da Gama em Caxias do Sul. Um terceiro duelo, em caso de uma vitória para cada lado nos dois primeiros jogos, deve ocorrer dia 9.

SUB-19 CAMPEÃO
O Guarani aproveitou a semana para reforçar a preparação com treinamentos em Santa Cruz do Sul, sendo que alguns atletas participaram da semifinal do estadual sub-19, na Coopeva e ainda da decisão diante do Grêmio Naútico União, em Porto Alegre.

Na semifinal a equipe do índio venceu a Sogipa por 63×62 em um jogo pegado na quarta-feira, 30 de novembro e já na noite de sexta-feira, 2, foi a Porto Alegre para decidir o título com o Grêmio Naútico União. Vitória por 72×70 e primeiro título de basquete da história do Guarani.

Adversário na final do adulto, o Caxias disputou duas partidas pela NBB, o campeonato nacional de basquete, no interior de São Paulo durante a semana. Foram duas derrotas, por 85×66 para o Franca
na terça-feira, 29 de novembro, e por 82×64 para o Bauru na quinta-feira, 1º de dezembro.

No NBB, o Caxias perdeu todos os oito jogos disputados até aqui. O time da Serra é o último colocado dentre 15 times.

Foto: Maicon Nieland/ Olá Jornal

Janine Niedermeyer