Grupo inicia a coleta de assinaturas para proposta de redução no número de assessores da Câmara de Vereadores

Olá Jornal
novembro06/ 2021

Uma petição online busca coletar assinaturas para construir projeto de lei popular com objetivo de redução no número de assessores parlamentares na Câmara de Vereadores de Venâncio Aires. Por meio do site change.org o suplente de vereador Adão Sérgio Viana, abriu o abaixo-assinado online. Ele integra grupo popular que tem acompanhado as sessões da Câmara de Vereadores às segundas-feiras, e querem propor iniciativas populares para a redução de despesas no serviço público.

A proposta do abaixo-assinado virtual é de buscar apoio para a proposta de extinção de 15 vagas de assessores parlamentares. Projetos de lei com iniciativa popular estão previstos na Constituição e precisam do apoio de 5% do eleitorado do município, ou seja, mais de 2,7 mil participantes. O grupo defende a redução dos custos operacionais do Legislativo Municipal com salários, já que a economia com o corte de um assessor poderá alcançar os R$ 45 mil mensais.

Conforme Viana, a meta é alcançar até duas mil assinaturas de forma online. “Estamos buscando o apoio da população para esta proposta. Estipulamos como meta pelo menos duas mil assinaturas no site. É um primeiro passo,” destaca.
Interessados podem assinar a petição virtual no site: chng.it/x2JTnmxqcB. Um protocolo já foi encaminhado ao Parlamento Municipal sugerindo a redução no número de assessores possíveis de nomeação para cada um dos 15 vereadores.

Olá Jornal