Grupo faz ações de impacto social em Venâncio Aires

Janine Niedermeyer
outubro05/ 2016

A Semana da Inovação ocorrida em Venâncio Aires entre os dias 26 a 30 de setembro deixou um desafio para os participantes do workshop “Hack The City”, realizado no dia 27. A oficina desenvolvida pela agência “Shoot the Shit”, que abriu as atividades com a palestra de Gabriel Gomes, teve como propósito mostrar ao grupo o que é possível fazer para que haja mudança no ambiente em que vivemos.

A ideia é criar projetos pensando em diferentes formas de engajamento, digitais ou analógicas. De acordo com Gomes, “a participação das pessoas é fundamental no processo de transformação pois gera senso de comunidade.”

As ações foram pensadas a partir de respostas para a pergunta “O que é preciso para eu viver melhor nesta cidade?” Assim, surgiram os projetos dentro de um conceito maior de que em Venâncio Aires é possível que as coisas aconteçam, com o slogan #EmVenâncioDÁ.

“O que tem pra fazer” é um deles e visa a formação de uma agenda única de eventos do município. A página no Facebook reúne toda a programação de diferentes grupos.

PLACAS
Na manhã desta terça-feira, 4, cerca de 15 pontos da cidade amanheceram com placas incentivando a participação das pessoas em sugerir melhorias nesses locais. Uma das integrantes do grupo e assessora da Caciva, Manoela Carvalho explica que a ideia é ter as ações que gerem resultado sem muito custo.

“Sabemos que não vamos mudar o mundo, mas acreditamos e temos muita vontade de fazer Venâncio um lugar ainda melhor para viver”, afirma. As sugestões vão desde melhorias e limpeza no local até
a construção de novos espaços.

INOVAÇÃO
De acordo com Manoela, a entidade programou uma semana “que fosse possível pensar em inovação como uma nova forma de se relacionar, de se posicionar, de se comunicar e principalmente, de agir”.

Dentro deste conceito, ainda foram criadas ações de recuperação de uma praça no bairro Santa Tecla, intitulada “A Praça é Nossa”, e uma campanha de motivação para o município, “#EmVenâncioDÁ”, mostrando projetos que deram certo com objetivo de espalhar auto-estima entre os habitantes. Ainda está prevista a colocação de cartazes com frases de reflexão para incentivar o agir coletivo.

Foto: Arquivo Pessoal

Janine Niedermeyer