Grêmio vence e encosta no Palmeiras e Inter, pela liderança do Brasileirão

Janine Niedermeyer
junho19/ 2016

O Grêmio afundou ainda mais o Cruzeiro, que vive uma péssima temporada. O Tricolor fez 2×0 sobre os mineiros no jogo que fechou essa 9ª rodada do Campeonato Brasileiro. Enquanto os gremistas celebram a 3ª posição e a 5ª vitória, o Cruzeiro virou lanterna, com 8 pontos.

Depois desse confronto, o time sob comando de Roger Machado volta a jogar em casa, na 10ª rodada. Na Arena o Tricolor receberá o Vitória, na quinta-feira, 23, a partir das 19h15, equipe baiana que bateu o Colorado e tem no gol o venâncio-airense Fernando Kaufmann.

Gols
O Grêmio abriu o placar no fim do primeiro tempo, com o artilheiro Luan, aos 44min. Logo após meter uma bola na trave, o garoto gremista anotou seu 5º gol na competição. No lance que a rede balançou, Everton cruzou na área, e Luan não perdoou, testando firme, sem chances para o goleiro Fábio.

A pressão gremista continuou e logo no começo da segunda etapa conseguiu ampliar o placar. O 2×0 veio aos 6min, quando Luan bateu de fora da área. Fábio não segurou firme e o meia Douglas, de cabeça, aproveitou o rebote.

O Cruzeiro ainda teve um pênalti marcado a seu favor, aos 23min. No lance, Riascos girou e bateu para o gol gremista. A bola bateu no braço de Marcelo Oliveira e o árbitro marcou a irregularidade, após alerta do bandeirinha. Mas na cobrança, o uruguaio Arrascaeta isolou a bola. De bico, o meia mandou a bola muito longe do gol de Marcelo Grohe.

Grêmio: Marcelo Grohe, Ramiro e Marcelo Oliveira, Pedro Geromel (Entrou Marcelo Hermes) e Wallace Reis (Entrou Bressan), Walace e Maicon (Entrou Jaílson), Douglas e Giuliano, Luan e Everton. Técnico – Roger Machado.

Cruzeiro: Fábio, Lucas e Bryan, Fabrício Bruno e Bruno Viana, Lucas Romero e Henrique, Arrascaeta e Alisson, Riascos (Entrou William Bigode) e Rafael Silva (Entrou Allano). Técnico Paulo Bento.

Foto: Lucas Uebel/ AI Grêmio

Perda da liderança
Na tarde deste domingo, 19, após duas vitórias jogando em casa o Internacional voltou a perder fora de seus domínios. No estádio Orlando Scarpelli em Florianópolis, a equipe gaúcha perdeu por 3×2 para o Figueirense e também perdeu a liderança do campeonato.

O equilíbrio ditou a tônica da partida desde os primeiros instantes neste domingo. Figueira e Inter travaram duelo equilibrado, com chances lá e cá e muitas finalizações – 18, no total, e 9 para cada lado.

As duas equipes alternaram o domínio da partida, com ataques incisivos e velozes. Ainda assim, o placar só foi inaugurado em pênalti duvidoso, aos 41, assinalado pelo árbitro em Lins, após contato com Ernando. Bady converteu para o Figueira.

inter

Segundo tempo
A segunda etapa até começou morna, mas foi mais quente nos minutos finais. Foram quatro gols anotados. Vitinho empatou para o Inter aos 20min. O Colorado cresceu, era melhor, mas tomou o famoso banho de água fria com Ferrugem, que aproveitou sobra, ao 27, para recolocar o Figueira em vantagem.

A partir daí, os gaúchos se desorganizaram na defesa e permitiram que Bady anotasse mais um, aos 34. Vitinho ainda marcou seu segundo gol na partida, em lance duvidoso, na jogada seguinte, e deu números finais à partida, apesar de muita luta dos dois lados.

Com o resultado, o Figueirense chega a 12 pontos na tabela e sobe para a 12ª colocação. O Inter, por sua vez, cai para a vice-liderança, com os mesmos 19 pontos do líder, Palmeiras. O Colorado, agora terá pela frente o Coritiba, às 21h30 da quinta-feira, 23, no Couto Pereira.

Figueirense: Thiago Rodrigues, Ayrton e Marquinhos Pedroso, Marquinhos e Bruno Alves, Elicarlos (Entrou Jackson Caucaia) e Ferrugem, Bady e Ermel (Entrou Everton Santos), Lins (Entrou Guilherme Queiroz) e Rafael Moura. Técnico – Vinícius Eutrópio.

Internacional: Danilo Fernandes, William e Artur, Paulão (Entrou Andrigo) e Ernando, Rodrigo Dourado e Fabinho, Gustavo Ferrareis (Entrou Aylon) e Alex (Entrou Anderson), Eduardo Sasha e Vitinho. Técnico – Argel Fucks.

Foto: Vitinho anotou dois gols, mas não evitou a derrota gaúcha em Santa Catarina
Crédito: Ricardo Duarte/ AI Inter

Resultados da 9ª rodada – Sábado, 18:
Palmeiras 3×1 Santa Cruz
Atlético-PR 1×0 Santos
América-MG 2×1 Coritiba

Domingo, 19:
Vitória 1×2 Chapecoense
Atlético-MG 3×0 Ponte Preta
Flamengo 2×2 São Paulo
Corinthians 3×1 Botafogo
Figueirense 3×2 Internacional
Sport 2×1 Fluminense
Grêmio 2×0 Cruzeiro

CLASSIFICAÇÃO
1° Palmeiras – 19 pontos (saldo 9)
2º Internacional – 19 pontos (saldo 6)
3° Grêmio – 18 pontos
4º Corinthians – 16
5° São Paulo – 14
6º Flamengo – 14
7º Chapecoense – 14
8º Santos – 13
9º Atlético-PR – 13
10° Ponte Preta – 13
11º Fluminense – 13
12º Figueirense – 12
13º Santa Cruz – 11
14º Atlético-MG – 10
15º Vitória – 9
16º Coritiba – 8
17º Sport – 8
18º Botafogo – 8
19º América-MG – 8
20º Cruzeiro – 8

Janine Niedermeyer