Grêmio perde em Recife para o Sport

Janine Niedermeyer
julho17/ 2016

A chance de alcançar a vice-liderança do Campeonato Brasileiro foi desperdiçada pelo Grêmio. Fechando o domingo, 17, de futebol pela 15ª rodada o Tricolor foi derrotado para o Sport em Recife, por 4×2. Com o revés, o time de Roger Machado estacionada na 3ª posição com 27 pontos e vê o Santos colocar em 4º, com 26. Já os pernambucanos voltaram a vencer, após três derrotas seguidas e agora somam 15 pontos, mas seguem na zona do rebaixamento.

Falhas defensivas
O Grêmio sofreu dois gols na etapa inicial, mesmo tendo finalizado mais, porém, o Sport aproveitou melhor as chances que teve. No primeiro gol, aos 21min, o volante Serginho começou a jogada que ele mesmo iria concluir.

O jogador ficou com a bola após desarmar o meia Douglas no campo de defesa. O volante fez tabela improvisada com Edmílson e saiu na cara de Marcelo Grohe para abrir o placar. Passaram-se 17min e veio o 2×0 a favor dos pernambucanos.

Em cobrança de escanteio, o Tricolor gaúcho voltou a ser amedrontado pela ineficiência de marcar jogadas aéreas. O atacante Diego Souza subiu entre a dupla de zaga, Fred e Pedro Geromel e testou de cabeça após cruzamento de Everton Felipe. Eram jogados 38min do 1º tempo.

Empate
No 2º tempo, o Grêmio mostrou mudança de atitude e em menos de um minuto de bola rolando criou duas vezes. Primeiro, Giuliano ganhou pela direita e cruzou rasteiro. O atacante Everton desviou mal e Renê tirou para escanteio.

Na cobrança, o atacante Luan cobrou o escanteio, o gremista Geromel subiu, a bola ficou viva e o zagueiro estufou as redes. E o retorno do defensor a equipe titular não poderia ser melhor, após um período se recuperando de lesão muscular.

Aos 17min da etapa final, o lateral Edílson cobrou escanteio e recolocou a bola na área. Na sobra, Pedro Geromel aproveitou rebote para igualar o placar na Ilha do Retiro. 2×2. A alegria de alcançar o empate durou apenas 5 minutos.

Derrota confirmada
Aos 22, o Sport voltou a ficar na frente do marcador. Everton Felipe colocou na área, Serginho desviou na primeira trave e o atacante Edmílson, sozinho na pequena área, desvia para o gol vazio. A esperança de voltar a empatar se foi aos 27min, quando o lateral Marcelo Oliveira cometeu pênalti.

Na cobrança, aos 29min, Diego Souza marcou seu segundo na partida. Ele converteu o pênalti no canto direito de Marcelo Grohe e abriu vantagem novamente no placar! 4×2 para o Sport. Foi assim que encerrou o duelo na Ilha do Retiro.

Sport (4-4-2): Magrão, Samuel Xavier e Renê, Matheus Ferraz e Ronaldo Alves (Entrou Oswaldo), Rithely e Serginho, Everton Felipe e Diego Souza, Rogério (Entrou Rodrigo Mancha) e Edmílson (Entrou Mansur). Técnico Oswaldo de Oliveira.

Grêmio (4-4-2): Marcelo Grohe, Edílson e Marcelo Oliveira, Pedro Geromel e Fred, Jailson (Entrou Pedro Rocha) e Maicon, Giuliano (Entrou Ramiro) e Douglas, Everton e Luan (Entrou Henrique Almeida). Técnico Roger Machado.

Cartões Amarelos – Jailson, Marcelo Oliveira e Ramiro (GRE)

Foto – Aldo Carneiro/Lancepress

Classificação
1º Palmeiras – 32 pontos
2º Corinthians – 29
3º Grêmio – 27 pontos
4º Santos – 26
5º Atlético-PR – 24
6º Flamengo – 24
7º Ponte Preta – 23
8º São Paulo – 22
9º Fluminense – 21
10º Inter – 20 pontos
11º Atlético-MG – 20
12º Vitória – 19
13º Chapecoense – 19
14º Santa Cruz – 17
15º Botafogo – 17
16º Figueirense – 16
17º Sport – 15
18º Cruzeiro – 15
19º Coritiba – 15
20º América-MG – 8

Janine Niedermeyer