Grêmio conhece os adversários da Taça Libertadores

Janine Niedermeyer
dezembro22/ 2016

Zamora (Venezuela), Deportes Iquique (Chile) e Guarani (Paraguai) serão os adversários do Grêmio no Grupo 8 da Copa Libertadores da América de 2017. O sorteio, que definiu a tabela da competição, foi realizado na noite da quarta-feira, 21, na sede da Confederação Sul-Americana de Futebol, em Luque, no Paraguai.

Na ocasião, o Tricolor foi representado pelo presidente, Romildo Bolzan, e pelo diretor de futebol, Odorico Roman. Para o mandatário gremista, o sorteio foi satisfatório, mas não apresentou facilidades.

“No ano passado, nosso grupo foi o mais difícil e conseguimos passar. Neste ano, os times não têm a mesma tradição, mas isso não quer dizer nada. Não deixa de ser complicado. Teremos que fazer um deslocamento à Venezuela, onde o Zamora joga distante 500 quilômetros de Caracas. Iquique também está muito distante de Santiago, o que requer uma logística especial. A vantagem é que todos os jogos são ao nível do mar, sem influência da altitude. O Grêmio pode passar bem, mas não tem jogo jogado. Temos que cuidar muito bem do que temos pela frente”, destacou.

A estreia do Grêmio será contra o Zamora, fora de casa, no dia 7, 8 ou 9 de março. A estreia na Arena será na 2ª rodada, contra o Iquique, no dia 14, 15 ou 16 de março. O turno se finaliza contra o Guarani, no Paraguai.

Na tabela espelhada, o returno começa contra o Guarani, na Arena, segue com Iquique, no Chile, e fecha contra o Zamora, na Arena.

De todos os adversários sorteados, o Grêmio já enfrentou o Guarani nas oitavas de final da Libertadores de 1997. Derrota em Assunção por 2 a 1 e vitória no Olímpico devolvendo o mesmo 2 a 1. A vaga foi para as penalidades máximas e o Tricolor passou vencendo por 2 a 1.

Confira todas as chaves:

GRUPO 1
Atlético Nacional-COL
Estudiantes de La Plata-ARG
Barcelona-EQU
Vencedor G2

GRUPO 2
Santos
Independiente Santa Fé-COL
Sporting Cristal-PER
Vencedor G3

GRUPO 3
River Plate-ARG
Emelec-EQU
Independiente Medellín-COL
Melgar-PER

GRUPO 4
San Lorenzo-ARG
Universidad Católica-CHI
Flamengo
Vencedor G1

GRUPO 5
Peñarol-URU
Palmeiras
Jorge Wilstermann-BOL
Vencedor G4

GRUPO 6
Atlético-MG
Libertad
Godoy Cruz-ARG
Sport Boys Warnes-PER

GRUPO 7
Nacional-URU
Chapecoense
Lanús-ARG
Zuliá-VEN

GRUPO 8
Grêmio
Guaraní-PAR
Zamora-VEN
Deportes Iquique-CHI

Foto: Lucas Uebel/ Grêmio FBPA

Janine Niedermeyer