Granizo já atinge mais de mil lavouras de tabaco

Olá Jornal
agosto29/ 2020

O granizo já atingiu 1.331 produtores de tabaco nesta safra. Os prejuízos foram deixados pelas incidências registradas na noite do último dia 18, e madrugada de 19, no Rio Grande do Sul e já no dia 14 nos estados de Santa Catarina e Paraná.

Em solo gaúcho, já são 520 registros somente no dia 18. Os municípios mais atingidos pertencem às microrregiões de Santa Cruz do Sul e de Jaguari.
“O número só não é maior, pois algumas regiões ainda não estão com o tabaco nas lavouras, como é o caso da região serrana do Vale do Rio Pardo, e a Região Sul, onde são poucos os produtores que já levaram as mudas para a lavoura”, explica o gerente técnico da Afubra, Paulo Vicente Ogliari.

Já em Santa Catarina e Paraná foram em torno de mil lavouras afetadas, principalmente nas microrregiões catarinenses de São Miguel d’Oeste, Rio do Sul e Ituporanga e, no Paraná, de Rio Negro. Essa incidência acarretou em torno de mil lavouras atingidas.

O presidente da Afubra, Benício Werner, destaca que o granizo chegou mais cedo e mais agressivo neste ano, diferente de anos anteriores onde as ocorrências nesta época não foram em quantidades como de agora.
Ele alerta o produtor para que esteja precavido. “O granizo não manda aviso. Ele pode cair a qualquer momento”, lembra Werner.

SISTEMA MÚTUO
O Sistema Mútuo da Afubra cobre os prejuízos causados pelo granizo e granizo/tufão, de acordo com a modalidade que o associado optou no momento de inscrever suas lavouras.

Fumicultores que desejam inscrever suas lavouras tem prazo até 31 de outubro. Para aqueles que antecipam o pagamento, até o fim de agosto tem desconto de 5%, até o final de setembro, o desconto é de 3%, e até o fim de outubro, 2%.

Desde a safra 2017/2018, o prazo de carência passou a ser de sete dias, a partir da entrega dos pedidos de inscrição de lavouras na Afubra, matriz e filiais, e postagem no Correio. O produtor devedor, terá direito ao auxílio após a quitação de débitos, também contando os sete dias de carência. A nova regra foi aprovada na Assembleia Geral Ordinária, em julho de 2016.

Olá Jornal