Governo promete contratação de um técnico agrícola por distrito no próximo ano

Guilherme Siebeneichler
fevereiro24/ 2017

O prefeito de Venâncio Aires, Giovane Wickert, a partir dos números da atual safra projeta para o próximo ano a contratação de técnicos agrícolas nas sedes de distritos. A proposta foi anunciada durante a campanha eleitoral e tem prioridade no atual governo. A promessa é de garantir a inclusão de um profissional do tipo, pelo menos, em cada sede distrital.

“Queremos incentivar todas as culturas agrícolas, ao longo dos 12 meses. Por isso avaliamos mecanismos para otimizar o projeto de contar com técnicos agrícolas nas oito sedes distritais do interior,” explica.

Parceira com a Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc) é apontada como alternativa. O objetivo é de aliar experiência e qualificação no campo para ampliar as oportunidades do setor primário. “Defendemos o tabaco, mas queremos garantir apoio as outras culturas, com aumento de renda dos nosso produtores,” lembra.

ESTRUTURA ATUAL

Atualmente a prefeitura de Venâncio Aires possui três técnicos agrícolas contratados. Além disso, o Município realiza convênio com a Emater, que conta com cinco técnicos agrícolas, um engenheiro agrícolas e dois engenheiros agrônomos. A parceria busca garantir apoio aos pequenos produtores para a realização de projetos e ampliação da produção.

Guilherme Siebeneichler