Governo municipal trabalha para implantar uniformes nas Emeis em 2019

Guilherme Siebeneichler
junho30/ 2018

Um projeto que faz parte das promessas de campanha do atual governo municipal tem esbarrado no maior desafio atual das prefeituras. Ter recursos disponíveis para garantir que os projetos saíam do papel. Este é o caso de uma das principais iniciativas voltadas à educação pública. A implantação de uniformes na rede municipal. Tendência global, inclusive no combate de diferenças sociais, a proposta da Prefeitura de Venâncio Aires é de colocar em prática a distribuição do vestuário padrão a partir de 2019.

Para isso, recursos são buscados junto à deputados e fontes governamentais. Inicialmente a proposta será implantada nas Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis), para posteriormente alcançar o maior número de estudantes, matriculados nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs).

Conforme o prefeito Giovane Wickert (PSB) o projeto está previsto para ser efetivado no próximo ano letivo, a partir da busca de recursos. “Estamos avaliando formas de garantir recursos para isso, mas entendemos que a iniciativa é interessante e pode melhorar inclusive a aprendizagem. Por isso, já contatamos deputados que poderão destinar emendas para que isso saía do papel.”

INVESTIMENTOS
Ainda não há previsão de investimento necessário para garantir os uniformes escolares. Para garantir preços mais competitivos a Prefeitura deve realizar um pregão eletrônico no fim do ano. Atualmente o Município conta com 1,6 mil alunos nas Emeis. Como referência, Canoas, realizou a compra de vestimentas no fim do ano passado para a rede pública de ensino. Lá o kit (moletom, camisetas de manga curta, longa, bermuda e calça) tiveram o custo unitário de R$ 231,66.

Entretanto a coordenadora pedagógica da secretaria municipal de Educação, Alice Theis, destaca que no município são avaliados diversos estilos. “Poderemos iniciar com camisetas e calças, para ir implementando outros itens ao longo dos anos. É uma forma muito importante de identificação dos nossos alunos. Teremos um avanço importante para a nossa educação.”

IGUALITÁRIO
O sistema de uniformes na rede municipal também é defendido por garantir a igualdade entre os jovens. “Garantimos aos alunos uma igualdade, sem diferenciar classes sociais. Isso é fundamental, já que temos famílias que não possuem recursos para a compra de roupas da moda, no caso dos adolescentes. Também fomentamos nos alunos o sentimento de pertencimento, o orgulho da escola,” argumenta Alice.

IDENTIFICAÇÃO
Aliado aos pontos de garantia da inclusão e melhora nas relações sociais entre os estudantes, as equipes técnicas da secretaria, destacam o quesito segurança para implantação. “Com uma uniformização dos nossos alunos teremos segurança, no trânsito entre a casa dos alunos e a escola. Toda a comunidade escolar fica sabendo e identifica o jovem. Isso é muito importante também para o envolvimento das pessoas na segurança das escolas,” explica.

DEFINIÇÕES
O prefeito espera que os projetos e estudos para inicio da implantação do uniforme nas Emeis, estejam concluídos até setembro. O objetivo é de garantir a compra das peças de vestuário até o mês de janeiro, para que o retorno das férias de verão, em 2019, os itens sejam entregues. Na região, Taquari, implantou o sistema de garantia das vestimentas padronizadas ainda no ano passado.

FOTO: Divulgação/Ministério da Educação

Guilherme Siebeneichler