Governo Municipal retira da Câmara de Vereadores projeto que iria reajustar a taxa de lixo

Olá Jornal
novembro20/ 2017

Com risco de não conseguir votos suficientes para aprovar a lei que altera a cobrança da taxa de lixo, o Governo Municipal retirou o projeto, durante a sessão desta segunda-feira, 20. A reunião foi suspensa por duas oportunidades, após pedido de vistas sugerido pela vereadora Izaura Landim (PMDB) ser negado, por conta dos prazos regimentais.

A matéria original prevê a elevação de 20% anualmente ao longo de cinco anos na cobrança da taxa de lixo. O vereador Tiago Quintana (PDT) protocolou emenda ao projeto propondo que a taxa seja analisada todos os anos. Entretanto, o pedetista retirou a proposta.

Com o vereador da base aliada, Eduardo Kappel (PP) confirmando voto contrário a proposta do Executivo Municipal, a sessão foi suspensa para discussão dos parlamentares da bancada governista. A líder de governo, Sandra Wagner (PSB) confirmou a retirada do projeto.

A matéria será reavaliada pela Administração Municipal e enviada novamente ao Parlamento. A lei pautou audiência pública na última quinta-feira, 16. A proposta do Executivo é de equilibrar os custos com o recolhimento de lixo no município. Atualmente são arrecadados com a taxa R$ 2,7 milhões, porém os gastos alcançam R$ 5 milhões por ano.

Olá Jornal