Governo Municipal quer iniciar obras do Centro Vocacional da Proteína até o fim de julho

Olá Jornal
junho08/ 2020

A Construção do Centro Vocacional Tecnológico de Venâncio Aires (CVT) com foco no polo da proteína, deve ter obras iniciadas ainda em julho. Com recursos direcionados para o investimento desde 2018, a demora é reflexo da burocracia para obras públicas. O andamento do espaço depende de aprovação dos projetos pela Caixa Econômica Federal, que controla os recursos, oriundos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

O prédio com laboratórios e espaços de ensino será erguido junto a área da antiga Fundação Ambiental de Venâncio Aires (Favan), em Linha Ponte Queimada. O investimento na cidade é coordenado pela secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo. O último passo foi a ligação do terreno com energia e água, para avançar no projeto. Com isso será realizado o processo de escolha da empresa que executará a obra. A expectativa do secretário Cláudio Soares é de iniciar as obras em julho.

“Este é um dos grande projetos de desenvolvimento para a cidade e busca ampliar as formas de apoio aos frigoríficos, melhoramento genético na produção de proteína no campo, e implantar mais tecnologia neste mercado,” destaca.

Para o secretário, o investimento será um novo pilar para o desenvolvimento do polo da proteína no município. “O setor da proteína em Venâncio Aires já ultrapassou as empresas do polo metalmecânico. É uma oportunidade para desenvolver ainda mais este setor no município e ampliar a competitividade no cenário gaúcho,” explica.

O CVT será um local de cursos e pesquisas que tem como objetivo auxiliar no desenvolvimento de algumas produções, como leite, gado de corte, aves, suínos, ovinos, peixes e mel. O Centro de Vocação Tecnológica da Proteína de Venâncio Aires será o primeiro do Estado, direcionado para este segmento. O valor do investimento está avaliado em R$ 900 mil.

FOTO: Leandro Osório/AI PMVA

Olá Jornal