Governo municipal pressiona por manutenção da ERS-422

A manutenção da ERS-422, a estrada da serra, tem gerado contatos diários entre a Prefeitura de Venâncio Aires e o Governo Estadual. Nos últimos 30 dias, em duas oportunidades, o prefeito Giovane Wickert solicitou ao secretário de Transportes, Pedro Westphalen, a recuperação da via. Protestos de moradores também foram registrados em Vila Deodoro.

Agora, o gestor municipal tem solicitado a realização do serviço com prioridade para os trechos entre Linha Madalena e Deodoro. Inclusive, prometeu colaborar com a população se novos protestos forem agendados para o bloqueio da via. “Não podemos mais aceitar esse tipo de situação. O governo se comprometeu em reformar essa estrada, mas não cumpriu. Se não sair do papel, ajudaremos a fechar a via.”

A promessa do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) é de iniciar as reformas na próxima semana. Conforme a direção da autarquia, os atrasos nos reparos ocorreram por conta da demora em assinar a ordem de início das obras, após o processo licitatório para a escolha de empresa que fará os serviços na região.
As dificuldades na manutenção da ERS-422 não é novidade, e já havia motivado bloqueio em Linha Cachoeira, em 2014. Naquela oportunidade o Estado realizou reparos pontuais para garantir a trafegabilidade.

ERS-244
Durante passagem de representantes do governo estadual, em Santa Cruz, o secretário Westphalen destacou interesse do Estado em fazer a abertura da ERS-244 entre Venâncio e Vale Verde. A proposta é de garantir parceria com as prefeituras da região para o fornecimento de material que será aplicado no trecho de 17 quilômetros.

BLOQUEIO

A comunidade da serra venâncio-airense se organiza para realizar novos bloqueios na ERS-422 no dia 15 de maio, caso não ocorram reformas na estrada ao longo da semana.

Guilherme Siebeneichler