Governo Municipal descarta turno único

Guilherme Siebeneichler
outubro16/ 2017

A crise financeira que afeta todos os níveis do poder público, exige medidas de contenção de despesas nas prefeituras. Durante reunião da Associação de Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) na última semana, prefeituras anunicaram o início do turno único para diminuir gastos públicos. Entretanto, em Venâncio Aires essa medida não será adotada.

Apesar do turno único ser alternativa para conter os gastos públicos, o prefeito Giovane Wickert (PSB) afirma que não irá decretar a medida no seu governo. “A economia é muito pequenas e há outros métodos para conter as despesas. Trabalhar em um turno também prejudica a população que necessita utilizar os serviços da Prefeitura.”

O gestor municipal destaca também que a não realização de turno único foi promessa de campanha. “Vamos manter essa decisão. Nos momentos de crise precisamos trabalhar mais para sair dela, não reduzir a carga horária,” ressalta.

REGIÃO

Candelária, Pantano Grande, Gramado Xavier, Encruzilhada do Sul, Passo do Sobrado, Rio Pardo e Vale Verde na regão já confirmaram a adesão ao regime parcial de horário de atendimento. Dos municípios representados na reunião, não aderem à medida apenas Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Venâncio e Vera Cruz.

CONTRA

Durante a assembleia da Amvarp, na sexta-feira, 06, os prefeitos e seus representantes decidiram encaminhar aos deputados gaúchos uma moção contrária às medidas de cortes essenciais no orçamento federal. O documento refere-se especificamente às “tesouradas” na área da Agricultura que o governo federal encaminha para votação na Lei Orçamentária Anual (LOA) 2018. Entre as medidas redução de recursos para o Programa de Aquisição de Alimentos em até 70%, prejudica diretamente a região.

Guilherme Siebeneichler