Governo gaúcho amplia vacinação contra a gripe para a população em geral

Janine Niedermeyer
maio29/ 2017

A Secretaria Estadual da Saúde decidiu ampliar a vacinação contra a gripe para a população em geral do Rio Grande do Sul. O anúncio foi feito pelo secretário João Gabbardo dos Reis durante coletiva à imprensa realizada nesta segunda-feira, 29, no Centro Administrativo do Estado.

A decisão, inédita no RS, foi tomada em conjunto com o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), Diego Espindola, e com o secretário municipal da Saúde de Porto Alegre, Erno Harzheim.

Gabbardo salientou que, nesta etapa, a vacina estará disponível para a população em geral nas Unidades Básicas de Saúde, mas com ênfase nos grupos prioritários, especialmente crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos.

Enquanto o Estado atingiu de forma geral 78,63% do público-alvo, em relação às crianças o índice chegou a 59,97%. Em termos de cobertura regional, o secretário destacou o Litoral, Santa Rosa e Santo Ângelo, todas com mais de 90% de cobertura. Por outro lado, os mais baixos índices foram registrados na região de Pelotas, com 59,86% da meta, e apenas 38% das crianças vacinadas, e no município de Viamão, com 56,47% de cobertura.

Desde o início da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, em 06 de abril, foram aplicadas 2.751.895 doses da vacina. Segundo a SES, restaram mais de um milhão de doses do quantitativo recebido do Ministério da Saúde. A vacina estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde até o dia 09 de junho, ou enquanto houver doses.

Na entrevista coletiva, Gabbardo destacou que a diminuição no números de casos e de mortes por gripe na comparação com o ano passado – 1071 casos e 150 óbitos em 2017; 76 casos e 7 mortes este ano – foi o principal fator pela diminuição de procura pela imunização. Ele reitera que a vacina deve ser feita antes da chegada do inverno , porque leva de duas a três semanas para uma efetiva proteção contra o vírus da doença.

Vacinas a partir desta terça em Venâncio

Em Venâncio Aires, o último levantamento do início da tarde de hoje, 29, aponta que na faixa etária até os cinco anos, foi de 63,02%. Na saúde foram 79,85%, gestantes 54,02%, puérperas somam 73,02% e os idosos o índice chegou a 78%. Apesar da procura não atingir a meta, a Secretaria afirma que neste ano a procura foi maior em relação ao ano passado.

O Ministério da Saúde liberou as doses da vacina hoje, 29, para toda a população, porém em Venâncio Aires a imunização geral iniciará amanhã, 30 em todas as unidades. Ao todo, 2.500 vacinas estarão disponíveis.

Janine Niedermeyer