Governador garante apoio ao setor do tabaco no combate ao contrabando

Olá Jornal
maio20/ 2022

O governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior, garante apoio ao setor do tabaco no combate ao contrabando que ocupa 33% do mercado gaúcho. O apoio foi confirmado durante visita institucional à unidade de beneficiamento de tabaco da BAT Brasil (ex-Souza Cruz), em Santa Cruz do Sul, polo da produção e beneficiamento de tabaco no Brasil, no último dia 10.

Dados do Instituto de Pesquisa e Estatística (Ipec), em 2020, apontam ainda que destes, 22% foram contrabandeados principalmente do Paraguai e 11% produzidos no Brasil por fabricantes classificadas como devedores contumazes, que fazem do não pagamento de impostos o seu negócio.

No ano passado, o cigarro foi o principal produto apreendido no RS, com 66% do volume total, o equivalente a mais de R$ 61 milhões que foram tirados de circulação do crime organizado. O drama do mercado ilegal de cigarros não é de hoje e tem desafiado as autoridades locais, estaduais e nacionais.
Em entrevista ao Olá Jornal, o governador garantiu apoio para a solução deste problema.

“Sobre o setor nós temos aí essa questão específica do contrabando, o percentual desse cigarro que é vendido, comercializado no país como um todo, então isso é uma situação que realmente preocupa. Primeiro pela qualidade até do produto apresentado, segundo pela evasão fiscal o que se perde de arrecadação então é uma das pautas prioritárias para a gente tratar com o segmento”, assegurou.

Um encontro deve ser agendado entre representantes do governo gaúcho e da empresa para tratar do tema.

VISITA
Vieira Júnior foi apresentado à cadeia produtiva do tabaco e conferiu as atividades que são realizadas na compra, estocagem e o beneficiamento do tabaco na empresa. A força do ciclo produtivo da BAT Brasil no estado do Rio Grande do Sul envolve sete mil produtores integrados e envolvidos no cultivo do tabaco, produção total de 56 mil toneladas por ano resultando em uma renda de R$ 650 milhões aos produtores rurais apenas na última safra do estado.

“Como líder do setor, a BAT Brasil reafirma junto ao Governador nosso compromisso com o Sistema Integrado e a sustentabilidade da produção de tabaco”, afirmou Sérgio Ricardo, diretor de Tabaco da BAT Brasil. A companhia e seus produtores integrados conquistaram em setembro de 2021 a certificação em produção integrada de 100% de seus produtores. Isso confirmou a liderança da BAT Brasil em temas importantes para a agricultura, indústria e sociedade, além de destacar seu propósito em integrar pessoas.

Inaugurada em dezembro de 1996, a usina de beneficiamento de Santa Cruz do Sul conta com 124 mil metros quadrados de área construída e já foi a maior unidade de tabaco do mundo. Hoje, continua entre as cinco principais, sendo a de maior dimensão do grupo British American Tobacco (BAT).

Olá Jornal