Governador em visita a BAT defende ações de inteligência para combater o contrabando de cigarros no Rio Grande do Sul

Olá Jornal
maio13/ 2022

O governador governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior, realizou uma visita institucional à unidade de beneficiamento de tabaco da BAT Brasil (ex-Souza Cruz), em Santa Cruz do Sul (RS), polo da produção e beneficiamento de tabaco no Brasil. Vieira Júnior foi apresentado à cadeia produtiva do tabaco e conferiu as atividades que são realizadas na compra, estocagem e o beneficiamento do tabaco na empresa.

Em entrevista ao Olá Jornal durante a visita, o chefe do Executivo gaúcho, falou sobre o contrabando de cigarros e medidas que podem ajudar a contornar a situação. “Estamos trabalhando de forma integrada e a visita a BAT busca integrar ainda mais. É preciso buscar ações conjuntas e de inteligência. Esta é a maneira de se combater este tipo de crime.”

Ao ser questionado sobre cigarros eletrônicos, Júnior destacou que o governo gaúcho não tem posição formada sobre o tema.

Segundo dados do Ipec (Instituto de Pesquisa e Estatística), em 2020, a ilegalidade respondeu por 33% de todos os cigarros consumidos no estado do Rio Grande do Sul – destes, 22% foram contrabandeados principalmente do Paraguai e 11% produzidos no Brasil por fabricantes classificadas como devedores contumazes, que fazem do não pagamento de impostos o seu negócio. No ano passado, o cigarro foi o principal produto apreendido no RS, com 66% do volume total, o equivalente a mais de R$61 milhões que foram tirados de circulação do crime organizado.

FOTO: Janine Niedermeyer

Olá Jornal