Giovane e Celso projetam área da cultura de forma intensa nas escolas

Guilherme Siebeneichler
setembro08/ 2016

Os candidatos a prefeito e vice de Venâncio Aires, Giovane Wickert (PSB) e Celso Krämer (PTB), lutam pela valorização da cultura em Venâncio Aires. É preciso reconhecer as pessoas, as conquistas e representações que existem no município, além de destacar as diversas miscigenações. Por conta disso, os candidatos do 40 irão trabalhar o tema junto as escolas, através de oficinas e festivais na área da dança, do teatro, da música e do canto. A intenção é estreitar relações com as Associações de Bairros para a realização das oficinas. Também nas escolas será estimulada a tradição gaúcha.

Giovane e Celso pretendem criar um festival nativista, além de Criar no Parque do Chimarrão a Ilha Tradicionalista. No local, cada entidade terá um espaço para construção e manutenção do seu galpão, buscando criar uma estrutura para que na semana farroupilha se tenha um acampamento.

Os candidatos da Coligação 40 irão buscar a solução para a necessidade de um espaço específico para as peças de teatro, levando o acesso a esta arte através de um profissional com trabalho pedagógico em um centro cultural. O espaço da biblioteca pública será reestruturado, além de nomear uma bibliotecária para atuar junto as Escolas. Será realizada a destinação de uma área junto ao Parque do Chimarrão para a construção de uma cancha de aistock e ainda um espaço para o grupo de danças alemãs realizarem seu trabalho.

No esporte, a coligação 40 quer dar mais autonomia, vez e voz ao Conselho Municipal, que também vai se esforçar na busca de recursos oriundos da Lei de Incentivo ao Esporte. Uma das principais propostas da área do esporte é dar início ao projeto esportivo da Vila Olímpica na área de 30 hectares repassada pelo Estado. Giovane e Celso também querem construir o caminhódromo e um espaço esportivo e de lazer no Acesso Leopoldina.

Já no Turismo, a dupla irá trabalhar para que os turistas de Venâncio Aires conheçam a hospitalidade da cidade e sintam a importância do chimarrão para nós, venâncio-airenses. Para isso, será oferecida capacitação aos empreendedores turísticos, melhorando o atendimento ao visitante. Deve ser implantado um Centro de Informações Turísticas em parceria com o artesão e a Escola do Chimarrão.

A coligação 40 quer realizar parcerias com Associações ou Institutos para a construção de mirantes na Região Serrana como forma de indução a Rota Querências do Mate, além de contemplar a comunidade evangélica com um Monumento que terá o símbolo da Bíblia e da Cruz Vazada em local a ser definido.

Carnaval

Giovane e Celso irão realizar um trabalho permanente junto as Escolas Carnavalescas e Associação do Carnaval do Interior desenvolvendo oficinas culturais de turno oposto. Os candidatos irão buscar um novo espaço para os desfiles e para os barracões das escolas. Além disso, será realizada a procura pela doação de área para a implantação de uma nova Escola do Grupo Uninter com o compromisso da construção de um grande auditório cultural.

Museu

Giovane e Celso estiveram no Museu de Venâncio Aires na tarde desta terça-feira, 06. Os candidatos ouviram a administração da casa de cultura e estão de acordo com as propostas.

AGENDA:

09 SETEMBRO – Sexta-feira

19:00 – Comício na Associação Esportiva Palmeiras – Linha Arroio Grande;

20:00 – Comício no Centro Agro-social – Linha Arroio Grande;

21:00 – Comício na Associação Amigos do Bairro Brigida – Bairro Brígida

10 SETEMBRO – Sábado

08:30 – Encontro com candidatos e coordenadores de campanha no diretório,  após caminhada;

20:00 – Lançamento da candidatura do Vereador Galo – Bar do Marciano em Vila Mariante;

11 SETEMBRO – Domingo 

16:00 BANDEIRAÇO

CRÉDITO: Divulgação/ AI PSB

Guilherme Siebeneichler