Giovane e Celso apostam em Participação Popular para gestão municipal

Janine Niedermeyer
setembro02/ 2016

Uma gestão democrática, participativa e integrada com a população é um dos principais pontos do Plano de Governo dos candidatos a prefeito e vice, Giovane Wickert (PSB) e Celso Krämer (PTB). Entre as propostas, estão a criação de um Departamento de Relações Comunitárias, realização de Assembleias Públicas e implantação dos projetos ‘Prefeito na Rua’ e ‘Pé na Estrada’.

Conforme Celso Krämer, cada uma das propostas foi elaborada com a participação da comunidade, já colocando em prática a ideia de ‘voz para todos’. “Nós ouvimos muitas pessoas para construir o Plano de Governo e organizar nossas propostas”, relatou. O desejo de Wickert é “que o povo seja o centro do nosso governo”, abrangendo a maioria das pessoas e levando em consideração seus anseios.

Propostas do tema Participação Popular:

Departamento de Relações Comunitárias: criar o departamento com o objetivo de descentralizar o Poder e gerir um Programa de Participação Popular, com Conselho Municipal de relações comunitárias, para acompanhar e opinar sobre ações do departamento.

Assembleias Públicas: realizar anualmente encontros no centro, bairros e vilas de nossa cidade, além das localidades e distritos do interior de nosso município, com o intuito de discutir as aplicações de parcela do orçamento previsto para o investimento de cada Secretaria de Governo, como investimentos em obras, programas e serviços; através de debates e escolha da ordem das prioridades. Reuniões Preparatórias: realizar encontros com setores da comunidade, visando a participação consciente das Assembleias Públicas.

Prefeito na Rua: estabelecer uma agenda semanal de atividade e contato do prefeito com a comunidade no seu cotidiano, como visitar postos de saúde, andar de ônibus e sentir a realidade dos venâncio-airenses sobre os serviços da administração.

Pé na Estrada: descentralizar o governo e dispor de períodos em alguma localidade do interior ou algum bairro da cidade buscando tornar eficiente e concentrar a atividade pública, como realizar mutirões de trabalho para a resolução de problemas básicos das comunidades.

Fonte: AI PSB

Janine Niedermeyer