Ginásio da Escola Adelina Konzen está interditado há três anos e não tem prazo para reparos

Olá Jornal
novembro23/ 2017

Desde 2014 o ginásio de esportes da Escola Estadual Adelina Isabela Konzen, de Estância Nova, está lacrado. O espaço foi interditado pelo departamento de engenharia da 6ª Coordenadoria de Educação (CRE). A obra edificada no fim da década de 1990, contou com recursos do Município, Estado e da Associação de Pais e Mestres (APM). O ginásio foi construído, na sua maior parte, durante o período em que a o educandário foi municipalizado.
Segundo a vice- diretora, Adriana Dornelles Jantsh Kroth, o espaço precisa de uma solução. “Além de área para esportes, o ginásio conta com salas de aula, cozinha e banheiros. É fruto de trabalho da comunidade escolar.”
Atualmente as aulas de educação física são realizadas em espaços ao ar livre. A escola conta com campo de futebol e de vôlei, construídos de forma provisória.
Segundo o coordenador regional de educação, Luiz Ricardo Pinho de Moura, a situação não tem prazo para ser resolvida, uma vez que o governo estadual tem priorizado investimentos em escolas com casos mais urgentes. “O Estado tem priorizado escolas que possuam demandas mais urgentes, aquelas que impedem, por exemplo, o uso de salas de aula. A demanda da escola Adelina está na Secretaria Estadual de Educação.”
Apesar de buscar respostas, a direção do educandário tem a preocupação pela estrutura do prédio. “Há locais onde as paredes estão prestes a cair. Uma parte do telhado também teve problemas durante um vendaval, por isso não permitimos ninguém perto dessa edificação,” explica Adriana.

OBRAS
Conforme Moura, a demanda venâncio-airense está no Departamento de Obras do Estado, como sendo uma situação de emergência. “Porém, atualmente o Estado tem buscado realizar as demandas urgentes de obras nas escolas. Conhecemos o problema da Adelina, mas precisamos contar com recursos para garantir o investimento.”
Não há previsão de custos para os reparos necessários. A avaliação inicial, feita ainda em 2014, dá conta de problemas estruturais na base da edificação.

Olá Jornal