GGI debate Secretaria Municipal de Seguranç

Olá Jornal
setembro14/ 2018

O Prefeito Giovane Wickert reuniu ontem,13, os integrantes do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) do Município para debater a criação da Secretaria Municipal de Segurança e também questões relativas a Defesa Civil. O encontro ocorreu na Sala de Reuniões e teve a palestra com o Consultor de Segurança e Sociólogo, César Ataides Figueira Torres, formado pela Escola Superior de Guerra do Brasil e Pentágono dos Estados Unidos da América (EUA).
Torres fez um panorama sobre a segurança no Brasil, destacando a situação atual de Venâncio Aires e apresentou dados técnicos sobre a importância da Secretaria e de um Plano Municipal de Segurança. “A criação de uma pasta específica, gera a gestão total dos assuntos inerentes a Secretaria, juntamente com uma visão maior dos problemas e tomadas de ações a serem realizadas, tal como a criação das funções referentes a área, vão gerar um descongestionamento das organizações de segurança pública estadual presentes na cidade, gerando um melhor emprego das forças da Brigada Militar, Polícia Civil e SUSEPE, através de uma parceria em conjunto com a secretaria”.
A proposta defendida por Torres é de que a criação de uma secretaria para tratar, administrar e operar na área de Segurança Pública em âmbito municipal é de extrema importância, já que hoje a cidade possui 70 mil habitantes e está dando passos para um futuro desenvolvimento cada vez maior, e para isso precisa criar mecanismos de defesa e planejamento de segurança.
Também está nos projetos a criação de uma Guarda Municipal, com base na Lei Nº 13.022/14 Art. 7º II, Venâncio Aires pode ter um número de efetivo de guarda de até 210 Guardas Municipais, base no cálculo de 0,3% para o índice populacional, que chega a um guarda municipal para 333 habitantes. Entre as funções, os guarda podem cuida da segurança patrimonial e pessoal, como através da ronda Escolar, ronda da Saúde, vigilância e proteção ambiental, serviço de salvamento e apoio à defesa civil, colaboração com as autoridades municipais, com as polícias civil e militar e Corpo de Bombeiros, entre outras ações.
Conforme Wickert, a criação da secretaria, gera um impacto positivo não só na sociedade, mas também nas relações de projetos integradores com as demais esferas governamentais, fomentando ainda a geração de renda, sensação de segurança, relacionamento entre poder público e cidadão e ainda o desenvolvimento e participação ativa em projetos de segurança do governo.
O GGI é formado por diversas lideranças como integrantes de clubes de serviços, de órgãos de segurança, secretários e empresários que se reúnem com Wickert e com o Secretário Executivo do Grupo, Dário Martins com certa frequência para analisar, debater e estudar o desenvolvimento da Capital Nacional do Chimarrão.

Olá Jornal