Gestores Venâncio-airenses participam da Assembleia de Verão da Famurs

Olá Jornal
fevereiro22/ 2019

Esta semana é de Assembleia de Verão da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), o evento começou na quarta-feira,20, e segue até hoje, 22, em Torres, no litoral norte gaúcho junto à Sociedade Amigos da Praia de Torres (SAPT). Ontem, 21, o Prefeito Giovane Wickert acompanhado dos Secretários da Saúde, Ramon Schwengber e de Planejamento e Urbanismo Jalila Heinemann participou das agendas que reuniram grandes lideranças e mais de 400 participantes.

Com o tema “Caminhos para desenvolver os municípios”, o evento tem o patrocínio da Corsan, BRDE, Sicredi e Badesul. O Presidente da Famurs Antonio Cettolin destacou a necessidade da união entre os Municípios para enfrentar os desafios. “Para que os nossos pleitos tenham maior ressonância, é imprescindível que nossas vozes estejam unidas em um único tom. A participação de todos é que tem o poder de engrandecer nossa Federação e o movimento municipalista”, ressaltou durante a abertura que contou com a presença do Governador do Estado, Eduardo Leite; do presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Luís Augusto Lara; o procurador-geral do Estado, Fabiano Dallazen; da Defensora-pública-geral do Estado, Liseane Hartmann e o Presidente do Tribunal de Contas do RS, Iradir Pietroski.

O Gestor do Estado se comprometeu, durante a abertura, a efetuar em dia os repasses da saúde para os municípios. “Iremos regularizar os repasses mensais aos municípios a partir de março. Isso representa um aporte de R$ 41 milhões. Iremos quitar 100% da cota de janeiro em março”, declarou. Leite também afirmou que o Estado está se estruturando para pagar o passivo na saúde com os municípios. As negociações com a Famurs preveem o pagamento em 36 parcelas.

Wickert avaliou positivamente a participação da Capital Nacional do Chimarrão, no evento, o Prefeito se reuniu com o Secretário de Articulação e Apoio a Municípios, Rodrigo Lorenzoni onde debateu a questão da inspeção veterinária, pauta de interesse do Estado e que o Consórcio Cisvale, presidido nos últimos dois anos por Wickert, realiza com eficiência. Conforme o Gestor Venâncio-airense, Lorenzoni quer conhecer mais detalhes da atuação conjunta dos Municípios do Vale do Rio Pardo para ampliar e aplicar a atuação em outras regiões do estado.

Fotografia – Adriene Antunes

AI\ PMVA

Olá Jornal