Gestão Ambiental da Uninter engajada no mutirão de limpeza do rio Taquari

Guilherme Siebeneichler
março27/ 2017

O diferencial na edição deste sábado, 25, na 11ª ação social Viva o Taquari Vivo, organizada pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e Parceiros Voluntários nos municípios de Estrela, Lajeado, Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul, Cruzeiro do Sul e Venâncio Aires, foi a participação do Centro Universitário Uninter, campus Venâncio Aires. No mutirão que ocorreu às margens do rio Taquari, em Vila Mariante, os alunos do curso de graduação em Gestão Ambiental realizaram a orientação de crianças e pais da localidade, além da coleta de lixo e resíduos depositados de forma inadequada no rio.

Uniformizados com camisetas do projeto, os voluntários da Uninter formavam o maior grupo de colaboradores da ação socioambiental. Alunos, professores e direção do campus chegaram logo cedo, distribuíram barracas de apoio e iniciaram os movimentos de limpeza e oficinas educativas junto a Escola Estadual Mariante. Entre as oficinas orientadas pela Uninter esteve a de separação e pesagem de todo o lixo produzido na escola.

De acordo com o tutor do curso de Gestão Ambiental da Uninter, professor Elizandro Silveira, o momento foi de integração e muito aprendizado. “Quando podemos sair da teoria para um momento prático de proteção ambiental, é extremamente gratificante. Tenho certeza que, além de fazer o rio respirar com a retirada de tanto lixo e entulho das suas margens, plantamos uma semente de educação nas crianças que aqui residem”, avaliou.

CRÉDITO: AI/Uninter campus Venâncio Aires

Guilherme Siebeneichler