Galpão Morada Velha começa a ser reformado nesta semana

Interditado desde novembro do ano passado, o Galpão Morada Velha no Parque Municipal do Chimarrão passará por reformas na estrutura do telhado. Os investimentos serão realizados pela própria Prefeitura e terão os serviços efetuados pelos servidores municipais. A obra será realizada para a troca de vigas de madeira, que estão em condições desfavoráveis, a partir de descolamentos, causados com o tempo.

Conforme o coordenador do parque, Eligio Weschenfelder, a expectativa é de realizar o serviço em até 60 dias. “Será feito um sistema de cabeamento e andaimes para escoras e efetivar a troca das madeiras principais do telhado”.
O material para a reforma foi garantido por meio de doações. As madeiras tratadas foram repassadas pela concessionária de energia RGE. “São postes que foram substituídos e doados para a prefeitura utilizar nessa obra. É um passo importante para garantir a volta deste espaço de eventos tão importante para o parque”, explica Weschenfelder.

Como não há dedicação exclusiva dos servidores municipais para esta obra, o prazo de realização é estendido.

FECHADO
O local foi interditado no fim de 2016 após vistoria dos engenheiros da Secretaria Municipal do Planejamento. Conforme laudo técnico assinado pelo engenheiro Adilson Stertz, a estrutura de madeira do telhado apresenta em praticamente todo o conjunto deslocamento das peças que formam o telhado e desgaste acentuado das estruturas metálicas que unem as mesmas.

“A péssima ligação entre as peças que compõem o telhado com os pontos de apoio das tesouras deficitários nas colunas da estrutura, demonstram a instabilidade global da estrutura”, ressalta o documento.

O local possui procura para eventos e festas, desta forma, a coordenação do Parque incluiu a demanda por reformas como prioridade, objetivando reativar o espaço.

Guilherme Siebeneichler