Galinhada pode virar patrimônio cultural e imaterial de Venâncio Aires

Olá Jornal
fevereiro12/ 2021

A vereadora Sandra Wagner (PSB) pretende apresentar até março projeto de lei propondo proteção cultural ao prato típico de Venâncio Aires. A Galinhada, tradicional nas festas de comunidades, pode se tornar Patrimônio Cultural e Imaterial do município. A proposta idealizada pela atual presidente da Associação Festa Nacional do Chimarrão (Afenachim), Cleiva Heck, busca fomentar o prato típico da cidade.

“Estamos preparando o projeto como uma forma de registrar o prato venâncio-airense como memória da cidade. Faz parte da nossa cultura e precisa de proteção por meio de lei para manter esta receita gastronômica, como forma de resgate cultural da nossa comunidade,” explica Sandra.

Lei municipal busca garantir resgate histórico da cultura gastronômica do prato típico do município

Conforme o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), os bens culturais de natureza imaterial dizem respeito àquelas práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas; e nos lugares (como mercados, feiras e santuários que abrigam práticas culturais coletivas). A Constituição Federal de 1988, em seus artigos 215 e 216, ampliou a noção de patrimônio cultural ao reconhecer a existência de bens culturais de natureza material e imaterial.

O patrimônio imaterial é transmitido de geração a geração, constantemente recriado pelas comunidades e grupos em função de seu ambiente, de sua interação com a natureza e de sua história, gerando um sentimento de identidade e continuidade, contribuindo para promover o respeito à diversidade cultural e à criatividade humana.

Olá Jornal