Gabinete de Crise estabelece conceito de “aglomeração” em Venâncio

Olá Jornal
janeiro15/ 2021

O Gabinete de Crise em Saúde, criado para tratar assuntos relativos ao Estado de Calamidade Pública pela Pandemia de Covid-19, reuniu-se nesta quinta-feira, 14, para avaliar o plano de retorno às aulas nas Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) e solicitações de eventos esportivos no final de semana no município. Na oportunidade, além de estabelecer medidas do novo decreto municipal que será publicado na próxima segunda-feira, 18, o grupo aprovou critérios para o conceito de aglomeração em Venâncio Aires.

Aplicando o chamado “bom senso” para fiscalização de locais com aglomeração, o prefeito e secretário municipal da Saúde, Jarbas da Rosa, solicitou uma definição menos genérica para a orientação do público. A fiscal de posturas, Daniele Mohr, apresentou a sugestão que foi aprovada pelo grupo.

Para a permanência em locais públicos abertos, sem controle de acesso (ruas, calçadas, parques, praças) é considerada aglomeração grupos superiores a dez pessoas. Já eventos privados, festas e confraternizações familiares sem licença prévia do Município, também fica limitado o público a dez pessoas, não sendo contabilizadas as crianças.

O comitê aprovou ainda atividades particulares de esporte, lazer e entretenimento, desde que cumpridos, além dos protocolos estipulados pelo Governo do Estado, os seguintes requisitos: Bares poderão funcionar com público limitado a 20% de sua capacidade de lotação, sob pena de interdição imediata. Já a prática de esportes coletivos amadores nas bandeiras amarela ou laranja será permitida a participação de público ou plateia, em locais abertos, respeitado o limite de dois metros entre os indivíduos e limitado a cem pessoas.

CRÉDITO: AI PMVA

Olá Jornal