Fundo municipal de Inovação quer estimular novos negócios em Venâncio

Olá Jornal
novembro17/ 2020

A Prefeitura de Venâncio Aires incluiu no Orçamento de 2021 um novo fundo público, voltado aos negócios inovadores. A criação do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação (Fumdeti), vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, foi formalizada e incluído no planejamento orçamentário do próximo ano. Com isso, será possível destinar valores, por meio de doações e parcerias, para aplicar no estímulo da inovação na cidade.

A proposta é de receber recursos para o fomento ou financiamento de ações voltadas ao desenvolvimento do setor industrial e comercial, para atração de novas empresas, projetos tecnológicos e incentivo ao desenvolvimento sustentável de empresas locais. O fundo também terá papel importante para o desenvolvimento da incubadora tecnológica de Venâncio Aires, projetada para ser construída na área da antiga Fundação Ambiental de Venâncio Aires (Favan).

Conforme o secretário Cláudio Soares, o novo fundo terá papel importante no desenvolvimento de novos negócios na cidade. “É uma conquista importante, permitindo captar recursos externos. Esta verba específica permitirá fomentar novo negócios. Conseguiremos destinar recursos para empresas ligadas ao setor de tecnologia da informação, pensando sempre no desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda,” argumenta.
O fundo servirá para estimular e apoiar projetos para geração de um ambiente propício à aceleração de startups que desenvolvam soluções inovadoras para desafios e problemas da cidade.

A administração do Fumdeti será realizada por um Comitê Gestor, composto por três membros, sendo um presidente indicado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, do Trabalho e Turismo; um vice, indicado pela Caciva e tesoureiro indicado pela Secretaria da Fazenda.

Os valores do fundo poderão ser utilizados no pagamento de incentivos financeiros a empresas e profissionais, financiamento de programas e projetos ligados ao desenvolvimento econômico, tecnologia e inovação; financiamento de capacitação e aperfeiçoamento da atividade empreendedora; pagamento de despesas para promover a participação de agentes públicos, profissionais e empreendedores em eventos e missões internacionais; Desenvolvimento de campanha institucional focada na promoção dos diferenciais competitivos do Município de Venâncio Aires para fomentar a atração de novas empresas; e aquisição de materiais para promover o município na vinda de novos empreendimentos.

Olá Jornal