Fumageiras encerram a safra nos próximos dias

Guilherme Siebeneichler
agosto25/ 2017

As empresas fumageiras de Venâncio Aires e Santa Cruz do Sul entram neste mês na reta final da safra de tabaco. Considerada a mais longa dos últimos anos, a safra 2016/2017 deve estar totalmente encerrada no mês de setembro. Isso porque a maioria das indústrias deve terminar a compra neste mês e o processamento em setembro. Em outros anos o período, que iniciou em janeiro, já haveria encerrado totalmente no máximo em agosto.

Em Venâncio Aires, a Alliance One encerrou a comercialização de tabaco na Unidade de Compra e Processamento na quinta-feira, 17, enquanto que o fim das atividades de processamento de tabaco está previsto para a segunda quinzena de setembro. Na CTA Continental Tobaccos Alliance, a previsão de término é 30 de agosto.

Em Santa Cruz do Sul, a Souza Cruz vai concluir o processamento no sábado, 26. A Universal Leaf Tabacos encerrará entre o fim de agosto e início de setembro. Já a JTI é a fumageira que terá a safra mais longa, comparada com as demais, com encerramento previsto para o dia 25 de setembro. A empresa afirma, no entanto, que apesar do grande volume a processar, não houve prorrogação do planejamento que já havia sido feito, pois “devido aos investimentos realizados, houve também aumento da nossa capacidade de processamento”.

De acordo com a Souza Cruz, a duração do processamento leva em consideração o volume da safra, que neste ano foi 15% superior ao ano passado. Da mesma forma, a CTA, de Venâncio, atribui à boa produtividade no campo uma safra de “muito bom volume”.

Guilherme Siebeneichler