Frente parlamentar vai discutir situação da energia no campo

Guilherme Siebeneichler
fevereiro06/ 2017

A capacidade de energia no campo é um dos gargalos de desenvolvimento do setor primário local. Não pela falta de energia, mas sim pela força que a rede entrega aos moradores do perímetro rural. O problema não é novo e já motivou audiências públicas e encontros com representantes da concessionária responsável. Para evitar o esquecimento o líder de governo na Câmara de Vereadores, Ezequiel Stahl (PTB) inicia nesta segunda-feira, 06, a coleta de assinaturas para a criação de uma Frente Parlamentar sobre o assunto.

Inicialmente o trabalho do grupo será de realizar o levantamento de dados sobre a situação energética do campo, no município. “Queremos ouvir as demandas e locais mais críticos quanto a falta de capacidade da rede elétrica instalada. Não é a primeira vez que esse assunto ganha destaque, mas queremos garantir avanços para suprir esta necessidade,” argumenta Stahl.

A Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos do Rio Grande do Sul (Agergs) também será contatada para buscar apoio nas demandas apontadas. Em 2014 o Legislativo de Venâncio Aires recebeu audiência pública sobre o tema. Novamente, Stahl pretende propor a realização de encontro com a comunidade para discutir a situação energética do meio rural. “Queremos convidar todos os envolvidos e analisar medidas para minimizar os efeitos da falta da capacidade da energia,” explica.

TENTATIVAS
O assunto já motivou diversas idas à capital gaúcha para discutir ações políticas e possíveis investimentos. Os produtores acabam enfrentando dificuldades para aumentar a produção agrícola e a implantação de novas culturas. Ainda em 2015 foi realizado um levantamento sobre a situação dos produtores na capacidade de energia. Os dados foram coletados em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e o Sindicato Rural.

Na oportunidade mais de 750 produtores afirmaram ter dificuldades com a energia entregue nas propriedades. A busca por soluções envolveu a Agergs que havia cobrado explicações sobre a deficiência da AESSul, companhia, até então, responsável pela distribuição de energia elétrica em Venâncio Aires. De lá pra cá pouco mudou e o envolvimento parlamentar promete ser aquecido novamente.

Guilherme Siebeneichler