Fórum debate direitos e formas de acessibilidade de pessoas com deficiência

Guilherme Siebeneichler
junho01/ 2016

O plenário da Câmara de Vereadores será sede nesta sexta-feira, 3, da primeira edição do Fórum de Discussão de Políticas dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O encontro, aberto a toda a comunidade, inicia às 13h30min, com a temática “Roda de conversa sobre acessibilidade no município”. A promoção é da Secretaria Municipal da Habitação e Desenvolvimento Social e Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Compede).

A pauta do encontro é composta de 12 itens, todos relacionados à acessibilidade. Na área estrutural, serão discutidas questões em torno de rampas de acesso para cadeirantes em calçadas e prédios públicos, aumento de vagas de estacionamento para deficientes, aplicação de piso tátil e retirada de placas comerciais em passeio público e adaptação de veículos de transporte público. Já no relacionamento com as pessoas com deficiência, o diálogo será voltado ao atendimento preferencial e especializado em órgãos públicos municipais.

A realização do Fórum foi motivada como forma de ampliar as discussões realizadas nas reuniões periódicas do Conselho. As discussões serão comandadas pela secretária Claidir Trindade e pelo presidente do Compede, Giovani Silveira Rodrigues, com mediação da assistente social e vereadora Ana Cláudia do Amaral Teixeira. Foram convidados a integrar o debate representantes da Prefeitura, Câmara de Vereadores, Ministério Público, Correios, Caixa Econômica Federal, Banrisul e Caciva.

Foto: Rui Borgmann

Guilherme Siebeneichler