Fórum de Educação abre nesta quarta-feira, com dez conferencistas em quatro dias

Janine Niedermeyer
maio10/ 2017

O IX Fórum Internacional e XIII Nacional de Educação dará início a uma nova edição na noite da desta quarta-feira, 10, na Sociedade Olímpica Venâncio Aires (Sova). A programação que já teve a participação de nomes como Mario Sergio Cortella, Leandro Karnal e Augusto Cury, recebe em 2017 mais dez conferencistas para quatro dias de atividades.

Neste ano o evento traz como tema “Escola: espaço de ensinar e aprender”, reunindo cerca de 800 professores do município e também da região, vindos de cidades como Estrela, Lajeado, Santa Cruz do Sul, Mato Leitão e Passo do Sobrado.

Conforme a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação e integrante da organização do Fórum, Alice Theis, haverá aproximadamente 600 docentes da rede municipal, outros 150 das demais redes de ensino e 50 vagas ficaram disponíveis para a região.

O grupo de educadores vai poder prestigiar palestras com Luiz Antônio Correa (Paraná), Nino Paixão e Emília Cipriano (ambos de São Paulo), Hamilton Werneck (Rio de Janeiro), Vasco Moretto (Brasília) e Gustavo Moretto (Minas Gerais), Alexandre Ventura de Portugal e outros três profissionais da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Moisés Romanini, Eduardo Steindorf Saraiva e Simone Machado.

PRESENÇA

Aliado a isso, atrações culturais farão parte do Fórum, com apresentações e uma noite especial dedicada a promover um momento de entretenimento entre os profissionais. Alice Theis reforça ainda que os professores precisam estar atentos a frequência para poder ter direito ao certificado posteriormente.

“É necessário ter no mínimo 75% de frequência e se alguém faltar em dois turnos não poderá depois entrar em atraso ou sair mais cedo, pois acabará perdendo o direito ao certificado. O documento de cada um estará disponível no site do fórum, liberado para impressão, a partir do dia 12 de junho”, reforça a coordenadora pedagógica, que lembra que cada professor recebe um crachá com código de barras para registrar suas entradas e saídas, assim como já funcionou em edições anteriores.

AULAS

Em relação as atividades nas escolas municipais, Alice Theis lembra que tanto na quinta-feira, 11 e sexta-feira, 12, não haverá turnos de aula e atendimento, tanto no ensino infantil como no fundamental. Ela destaca que essas datas já estão no calendário para serem recuperadas.

Na quarta-feira, 10, à noite de abertura, os educandários municipais com EJA também não terão aulas, mas que já foram recuperadas.

A abertura do Fórum ocorre na quarta-feira, 10, a partir das 18h com o credenciamento, seguido do ato oficial com as autoridades às 19h e a primeira conferência sobre: “Neurociência e Educação: entendendo a aprendizagem da criança numa visão neuropsicopedagógica”, com Luiz Antônio Correa. Confira por meio do site forumdeeducacao.com.br, a programação completa do evento.

Foto: Maicon Nieland/ Arquivo Olá

Janine Niedermeyer