Fórum de Educação abre inscrições a partir de 1º de abril

Janine Niedermeyer
março18/ 2017

A Secretaria Municipal de Educação divulga os primeiros detalhes sobre o IX Fórum Internacional e XIII Nacional de Educação, que ocorrerá dias 10, 11, 12 e 13 de maio na Sociedade Olímpica Venâncio Aires (Sova).

Em 2017 o evento trará como temática “Escola: espaço de ensinar e aprender” e como em edições anteriores seguirá com 800 vagas. Envolvida na organização, a coordenadora pedagógica Alice Theis enfatiza que a proposta de abordagem visa destacar apesar da grande demanda de atividades, o educandário necessita ter consciência do compromisso com o conhecimento.

“Nós temos um compromisso com o processo de ensino e aprendizagem e por isso que estamos focando de que a escola é este espaço de ensinar e aprender”. Com o tema definido ainda em janeiro, o grupo partiu para a definição dos palestrantes.

Toda programação está praticamente fechada, restando apenas a confirmação dos nomes da noite de sexta-feira, 12, e sábado, 13, pela manhã. A abertura do evento será na noite do dia 10 de maio (quarta-feira), a partir das 19h com o neurocientista Luiz Antonio Corrêa. A grade completa dos palestrantes confira no box.

Na programação, uma das alterações foi a Noite Cultural que ocorria nas sextas e agora será na quinta-feira, 11 de maio, também como forma de celebrar o aniversário de Venâncio Aires.

PARTICIPAÇÃO

A Secretaria de Educação já tem definido também o prazo de inscrições para quem for participar do Fórum. Serão três fases diferentes, a iniciar pelo período de 1º a 7 de abril, onde poderão se cadastrar professores da rede municipal de ensino, de forma gratuita.

Na 2ª fase, de 8 até 14 de abril será a oportunidade de inscrição de docentes das redes particular, federal e estadual de Venâncio Aires. E por fim entre 21 e 28 de abril estarão abertas inscrições para toda região. Nas duas últimas fases haverá cobrança para participar, no valor de R$ 100,00.

Conforme Alice Theis, na próxima semana entrará no ar o site do evento, com o endereço forumdeeducacao.com.br. O mesmo site servirá para posteriormente os docentes emitirem seus certificados de 40h, para aqueles com 75% de frequência no mínimo. Como em fóruns passados, haverá sistema eletrônico para controlar entrada e saída do evento.

PROGRAMAÇÃO FÓRUM 2017
Quarta-feira, 10 – 19h:
“Como valer-se da neurociência para promover mais aprendizagem”, com o neurocientista Luiz Antonio Corrêa;

Quinta-feira, 11 – 8h30min:
“Ações e reflexões: desafios e interferências vivenciadas nos processos de ensinar e aprender”, com os psicólogos da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Moisés Romanini, Eduardo Saraiva e Simoni Machado;

13h30: “O velho e o novo: unindo estratégias e saberes do passado, presente e futuro na melhoria do processo ensino-aprendizagem”, com o pai e filho Vasco e Gustavo Moretto;

19h: Noite Cultural, com apresentações do Grupo de Danças Alemãs Die Schwalben e a banda Celebration Band;

Sexta-feira, 12 – 8h30min:
“Como ensinar bem e aprender melhor”, com o pedagogo Hamilton Werneck;

13h30min: “Planejamento e organização do tempo profissional e pessoal”, com Alexandre Ventura, de Portugal.

Foto: Maicon Nieland/ Arquivo Olá

Janine Niedermeyer