A força da agricultura familiar em destaque na Expoagro Afubra

Olá Jornal
março27/ 2019

A grande feira para incentivar a diversificação nas pequenas propriedades rurais ganha destaque até quinta-feira, 28. A 19ª Expoagro Afubra iniciou nesta terça, no parque do evento em Rio Pardo, e durante a abertura oficial o destaque foi para a importância do setor produtivo do tabaco e as políticas de incentivo à diversificação das lavouras. Neste sentido, o presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Benício Albano Werner, lembrou que a feira iniciou com o intuito de mostrar ao país a capacidade produtiva dos produtores de tabaco.
“A Expoagro Afubra iniciou numa área de quatro hectares, hoje são mais de 30 no parque. A feira foi criada para oportunizar ao produtor novos conhecimentos para promover aumento de sua produtividade e renda, com novas tecnologias. O incentivo a diversificação das lavouras de tabaco sempre pautou o trabalho deste evento,” ressaltou Werner durante solenidade de abertura.
Na fala do presidente da entidade, também esteve críticas ao projeto de lei que busca restringir ainda mais a publicidade em maços de cigarros, além de proibir aditivos no tabaco. O assunto é pautado em legislação do senador José Serra (PSDB), que avança no Senado. “Para nós produtores não ter marca nos cigarros será prejudicial, já que afeta a indústria. Isso vai atrair ainda mais o contrabando. É preciso que os deputados também trabalhem para barrar este projeto,” destacou.
Na abertura, o secretário estadual da Agricultura também anunciou dois programas de estado. Luiz Antônio Covatti Filho (PP) apresentou ações para criar micro açudes e projetos de irrigação, bem como um programa de forrageiras, com investimento de R$ 1,7 milhão. “Hoje a fumicultura é muito combatida, mas sabemos da sua importância para o estado e vamos lutar para manter esta arrecadação e produto de exportação.”
O secretário nacional da Agricultura Familiar e Cooperativismo, Fernando Schwanke (MDB), lembrou na abertura que a Expoagro Afubra mostra ao país a importância da produção de tabaco. “Não é atoa que essa região mantém 40% da população na área rural enquanto a média nacional é de 20%. Aqui se gera renda e trabalhamos para que o governo não atrapalhe as cadeias produtivas.”
Representando o governador Eduardo Leite (PSDB), o vice, Ranolfo Vieira Junior (PTB) destacou ações do governo e elogiou o empreendedorismo dos agricultores.

EXPECTATIVAS
A edição deste ano da Expoagro Afubra tem expectativa de atrair mais de 100 mil visitantes. Só de Venâncio Aires serão 22 roteiros de ônibus ao longo dos três dias de programação. Além de seminários e palestras, o evento reúne empresas do setor agrícola e mais de 110 agroindústrias familiares.

 

Olá Jornal