Fiscalização de saúde em Mato Leitão não encontro focos do Aedes no município

Olá Jornal
março25/ 2019

Mato Leitão segue livre do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue e outras doenças. A Secretaria de Saúde divulgou resultado da primeira fiscalização deste ano realizada pelas Agentes Comunitárias de Saúde, no perímetro urbano. Mais de 350 imóveis passaram por avaliação.

O trabalho, que integra o Levantamento de Índices do Aedes (LIA), avalia a quantidade de depósitos em potencial para o mosquito Aedes, contendo água ou não. Amostras de larvas, coletadas em 31 locais, foram encaminhadas para análise no Laboratório da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, em Santa Cruz do Sul, que apresentou resultado negativo para o mosquito Aedes aegypti.

O Município segue sendo de baixo risco e não-infestado. A equipe fiscalizou pátios de casas, vias e locais públicos. Moradores receberam folhetos com orientações sobre o controle do mosquito e eliminação de focos. A Secretaria de Saúde destaca que a população tem cooperado no trabalho de eliminação do mosquito. Diante de chuvas recorrentes e, com o aumento do calor, foram encontrados mais focos do mosquito nesta etapa.  A vigilância e visita rotineira em imóveis continua para manter a consciência de combate ao mosquito.

CRÉDITO: AI Mato Leitão 

Olá Jornal