Fiscalita é o nome da “abelhinha” da Educação Fiscal

Guilherme Siebeneichler
dezembro13/ 2016

Com 29.158 votos em apenas seis dias de votação no site da Prefeitura, foi anunciado na manhã desta terça-feira, 13, o nome da mascote da Educação Fiscal em Venâncio Aires. Eleito com 22.051 votos, o nome Fiscalita vai identificar a abelha responsável por disseminar as ideias de cidadania, fiscalização tributária e aplicação dos recursos públicos. Os autores dos três nomes finalistas participaram da cerimônia de premiação, ocorrida na Prefeitura, na presença do prefeito Airton Artus.

Os alunos Felipe K. Becker, do Pré-B da Emei Frederico Reinaldo Closs; Leonardo Schmitz, do 4º ano da Emef Alfredo Scherer e Nicoly Ross, do 3º ano da Emef Dom Pedro II, estiveram acompanhados dos pais, professores e diretores de escola para divulgação do resultado. Apreensivos para conhecerem o vencedor entre os três nomes indicados pela comissão para a final do concurso, os alunos finalistas e professores receberam medalhas pela conquista.

 Os secretários de Educação, Emerson Henrique, e Fazenda, Fabiana Keller, destacaram a importância da educação fiscal como matéria a se aprender desde pequeno, através do pedido de nota fiscal, redução de consumo, consciência coletiva dos bens públicos e fiscalização da aplicação dos recursos. O prefeito Airton Artus reforçou que a mudança de atitude deve ser trabalhada com as crianças, para que elas cresçam com consciência ambiental e tributária, pois impostos não devem ser encarados como ruins, mas uma contribuição para aplicação coletiva e retorno de todos.

 Com 75,63% dos votos, a aluna Nicoly Ross, autora do nome Fiscalita recebeu, ao lado da escola Dom Pedro II, uma bola de vôlei oficial cada uma. Em segundo lugar ficou o nome Fiscabel, de Felipe Becker (18,37% – 5.357 votos) e terceiro Cuidabela, de Leonardo Schmitz (6% – 1.750 votos).

A mascote Fiscalita será responsável pelas ações de divulgação do grupo de Educação Fiscal a partir de 2017.

CRÉDITO: AI PMVA

Guilherme Siebeneichler