Fiscais da Receita Estadual avaliam projetos venâncio-airenses para o Prêmio Gestor Público 2017

Guilherme Siebeneichler
agosto25/ 2017

Humanizar o atendimento, promover cidadania e qualificar os serviços públicos norteiam os projetos da Prefeitura de Venâncio Aires na 16ª edição do Prêmio Gestor Público. O programa de responsabilidade social é desenvolvido pelo Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Tributária do Rio Grande do Sul (SINDIFISCO-RS) e pela Associação dos Fiscais de Tributos Estaduais do Rio Grande do Sul (AFISVEC).

A Capital Nacional do Chimarrão inscreveu três projetos e teve nesta tarde, 25, a visita dos Auditores Fiscais da Receita Estadual, Vanessa Waltzer Timm e Edson Evandro Massirer que vieram conhecer mais da gestão pública venâncio-airense e avaliar os dados apresentados pelo Município.

Indicados pelo Prefeito Giovane Wickert, os projetos inscritos abrangem a melhoria no atendimento ao cidadão. O primeiro avaliado foi o “Fim das Filas”, projetado pela Secretaria de Saúde, o programa acabou com as filas nos postos que ocorriam todo dia 26 para a marcação de exames de imagem.

Atualmente, as filas são virtuais e o usuário avisado via SMS quando seu exame foi autorizado. Em cinco meses de funcionamento, o novo sistema já conseguiu suprir grande parte da demanda de espera por exames e gerar além de conforto à comunidade, que não dorme mais nas unidades de saúde, uma maior agilidade no serviço. O projeto foi apresentado pelo Servidor Público Selso do Couto responsável pela implantação das melhorias.

O segundo projeto avaliado pelos Auditores foi o “Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)”. O Departamento criado em maio deste ano centraliza o atendimento ao Venâncio-Airense que pode ser feito via telefone, e-mail, Whatsapp, Facebook, pessoalmente ou ainda pelo aplicativo Fiscale. O SAC gerencia hoje todas as demandas e consegue mapear os pedidos da comunidade e manter um canal de contato para avaliar o trabalho junto ao cidadão. Os gestores do SAC, Ismael Saner e Guilherme Hautzinger foram os responsáveis por apresentar os indicadores do programa.

A última apresentação foi feita pela Coordenadora de Comunicação Social e Marketing Adriene Antunes que explanou sobre “Gestão Humanizada”, um projeto “guarda-chuva” que centraliza diversas ações que buscam aproximar e agilizar o atendimento da comunidade. Dentro deste projeto consta os programas “Gabinete de Portas Abertas”, “Caravana Pé na Estrada”, “Chimarrão com o Prefeito” e o “Prefeito na Rua”.

Além das apresentações técnicas, a equipe responsável pelos projetos foi questionada pelos Auditores e teve a oportunidade de trocar experiências sobre os programas e o andamento do Prêmio. A equipe responsável pela participação de Venâncio Aires na 16ª edição é coordenada pelo Chefe de Gabinete Marcelo Haas.

 CRÉDITO: Coordenadoria de Comunicação e Marketing PMVA
Guilherme Siebeneichler