Financiamento do ensino segue sendo um dos desafios, destaca pré-candidato a reitor da Unisc

Olá Jornal
setembro30/ 2021

Na última quarta-feira, 22, o professor radicado em Venâncio Aires, Rafael Henn apresentou a sua pré-candidatura para disputar a reitoria da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Em entrevista coletiva acompanhada pelo Olá Jornal, o docente detalhou desafios e projetos para o futuro da instituição. Ao lado da atual reitora, Carmen de Lima Helfer, destacaram o momento atual vivido pelo ensino superior do país, além da reformulação das formas de aprendizagem.

Entre os principais desafios para o futuro do ensino superior, tanto Henn como Carmen, foram enfáticos em dizer que o Brasil precisa voltar a contar com financiamento público de graduação. “O financiamento é um tema constante entre as universidades e na Unisc não é diferente. O país precisa contar com financiamento público, uma política pública de acesso às instituições de ensino. Seguiremos discutindo este assunto, inclusive por meio da associação dos universidades comunitárias,” destaca Rafael que atua na Unisc há 16 anos.

A atual reitora afirma que o Governo do Estado discute propostas para oportunizar o financiamento de alunos. “É um projeto em discussão e pode ser uma alternativa. A universidade conseguiu desenvolver um projeto próprio de crédito, porém, é preciso algo mais amplo, com apoio do poder público. No Estado já há debates sobre isso poderemos avançar,” destaca Carmen.

A pré-candidatura de Rafael conta com apoio da atual gestão da universidade, para garantir a continuidade do plano de reinvenção pedagógica. “No ano passado iniciamos um processo de reinvenção pedagógica, que não conseguimos implementar na sua plenitude por conta da pandemia. Queremos continuar este processo e garantir a inovação de ensino exigida atualmente, cada vez mais rápida,” explica Henn.

PLANOS
O plano de gestão da pré-candidatura está em elaboração e será construído por meio de sugestão dos professores, técnicos administrativos e alunos. A proposta é de realizar encontros com grupos e os primeiros debates ocorreram de forma online. “Vamos também seguir o Plano de Desenvolvimento da instituição, atualizado este ano para os próximos quatro. Ali estão listadas demandas e prioridades para a universidade,” destaca.

ELEIÇÕES
A inscrição de chapas para concorrer a reitoria da Unisc para os anos de 2022 a 2025, segue até o dia 07 de outubro. A campanha ocorre ao longo do mês de outubro. A votação para escolha da nova reitoria está prevista para os dias 09, 10 e 11 de novembro. Ao longo do período também ocorre votação para escolha dos novos coordenadores de centros de ensino da Unisc.

Olá Jornal