Fies divulga vagas: Univates recebe 11 financiamentos para Medicina

Janine Niedermeyer
junho22/ 2016

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira, 21, a relação de cursos e vagas do Financiamento Estudantil (Fies) disponíveis para o próximo semestre na Univates. Ao todo, foram liberadas 58 vagas das 548 solicitadas pela Instituição ao MEC – a solicitação corresponde ao número máximo de vagas que a Univates pode requerer, segundo os critérios estabelecidos pelo MEC. O curso de Medicina da Instituição recebeu 11 vagas para o Fies.

“Nós solicitamos as vagas que a lei nos faculta requerer. Porém, a análise do que teremos direito obedece a critérios, avaliação e determinação do Ministério”, ressalta o pró-reitor Administrativo, Oto Roberto Moerschbaecher.

Entre os critérios do MEC estão as áreas prioritárias da saúde, engenharia e licenciaturas. “No ano passado, solicitamos 449 vagas para 2016A. Recebemos 206, menos da metade, das quais 201 foram preenchidas. O MEC, além de determinar quantas vagas cada curso da Instituição pode oferecer, classifica ou não os candidatos. Não temos qualquer ingerência sobre o processo. É possível, inclusive, que cursos tenham vagas e alunos inscritos ao financiamento e, por critérios financeiros, não classifiquem nenhum estudante ao subsídio”, comenta Moerschbaecher.

Para concorrer a uma das 58 vagas liberadas à Univates, os interessados devem se inscrever por meio do site do Fies. As inscrições estão previstas para acontecer de 24 a 29 de junho. (AI Univates)

Foto: Elise Bozzetto/ AI Univates

Janine Niedermeyer