FGTAS/Sine conta com implantação do sistema online de Carteira de Trabalho

Janine Niedermeyer
junho24/ 2016

Juntamente com 170 municípios gaúchos, Venâncio Aires passa a contar com a implantação do sistema online de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). A nova versão (Web 3.0) consiste na verificação de dados do trabalhador com base na Receita Federal e nos Correios. Com a mudança, os dados são validados no ato do atendimento, e, em caso de divergência, os trabalhadores serão orientados a retificá-los. Esta migração do sistema off-line para online acontece em todo Brasil.

A coordenadora do FGTAS/SINE da Capital do Chimarrão, Alessandra Ludwig, explica que a implantação do novo sistema traz maior segurança documental para o trabalhador, agilidade na prestação do serviço após a fase de implantação e a validação com o banco de dados único (Brasil) evita erros de duplicação do documento e na confecção.

Segundo o Ministério do Trabalho, o sistema tem apresentado certa instabilidade nos primeiros dias, porém a previsão é de que o sistema estabilize após 10 de julho. A confecção do documento tem prazo de entrega de até 15 dias úteis.

Para encaminhar o documento, as unidades utilizam kit composto por leitor biométrico para digitais, prancha para coleta de assinaturas e câmera fotográfica. Os kits tornam mais rápida a coleta de dados e a realização de fotografia na hora do atendimento, beneficiando o trabalhador.

A Carteira de Trabalho e Previdência Social é um documento gratuito, que habilita o profissional a ingressar no mercado de trabalho formal, garantindo direitos sociais como aposentadoria, seguro-desemprego, recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e auxílio maternidade, entre outros benefícios da Previdência Social.

A relação de documentos exigidos para encaminhar a Carteira de Trabalho está disponível no site da FGTAS, no menu Serviços e Informações, Trabalhador. (AI PMVA)

Foto: Divulgação

Janine Niedermeyer