Fevereiro terá temperaturas na média e chuvas regulares para o período

Olá Jornal
fevereiro01/ 2022

Após um janeiro de temperaturas elevadas e chuva abaixo da média, fevereiro deve ser de clima um pouco mais ameno no Rio Grande do Sul. Entretanto, o mês que se inicia nesta terça-feira, 1º, segue quente, e a estiagem que afeta o Estado irá se prolongar.

No Rio Grande do Sul, o La Niña provoca diminuição de chuva e aumento de temperatura. Na Região Central e na Fronteira Oeste as temperaturas devem ficar 3°C a 4°C acima da média máxima. A cidade de Uruguaiana, que tem média de temperatura máxima de 30,5ºC, deve registar três a quatro graus acima da média.

Os modelos meteorológicos indicam precipitação acima da média no Noroeste, que deve registar cerca de 30 milímetros acima do normal. O Extremo Sul, na região do Chuí, deve receber menos chuva, com cerca de 30 milímetros abaixo do esperado para o mês. Já as demais regiões devem ter chuva entre a média e abaixo dela. Assim, a chuva deve ficar entre 100 e 200 milímetros abaixo da média para todo o Estado.

Apesar de a chuva voltar a ser mais frequente, a estiagem deve ser prolongada. A boa notícia é que o solo fica mais úmido e, com isso, aumenta a capacidade hídrica, o que pode contribuir para o plantio do milho de segunda safra.

Olá Jornal