Fetag entrega pauta ao novo secretário nacional da Agricultura Familiar e Cooperativismo

Olá Jornal
março01/ 2019

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag-RS) entregou nesta sexta-feira, 1º de março, durante lançamento da Expoagro Afubra, pauta de reivindicações ao novo secretário nacional da Agricultura Familiar e Cooperativismo, Fernando Schwanke. O ex-prefeito de Rio Pardo está a frente da secretaria que pertence ao Ministério da Agricultura e substitui o antigo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

O presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva, juntamente com líderes sindicais da região entregou documento onde constam demandas da entidade. Entre elas está o Plano Safra, onde foram solicitadas melhorias nos juros do financiamento e a criação de um Programa Nacional de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Pronaf) Comercialização. O objetivo é possibilitar ao agricultor que não pague a dívida com o banco enquanto o preço do produto estiver ruim e, assim, colocar o produto como garantia até melhorar o preço.

Além disso, a entidade ainda solicitou a simplificação do crédito fundiário simplificado com a possibilidade de realização no próprio município e financiar direto no banco; a criação de um programa de financiamento de habitação rural (tirando a habitação rural do Ministério das Cidades e passando para a Agricultura) e a titularização de terras em municípios que têm assentamentos.

O secretário nacional da Agricultura Familiar e Cooperativismo, Fernando Schwanke, garantiu apoio ao agricultores e já adiantou que marcará audiência com a presidência do INCA para discutir os assentamentos. Participaram o presidente do sindicato dos Trabalhadores Rurais de Venâncio Aires, Cláudio Fengler, e o vice Gilmar Rodrigues de Oliveira.

Olá Jornal